O Facebook, após bloquear a conta da Cambridge Analytica, por vazamento de dados, também suspendeu mais duas empresas da sua plataforma por possível envolvimento no caso de vazamento de informações dos usuários.
Uma das companhias é a canadense AggregatelIQ, que é suspeita de ser filiada à Strategic Communication Laboratories (SCL), proprietária da Cambridge Analytica. A informação foi dada pelo Facebook ao The Guardian. A empresa, por sua vez, disse que é 100% do Canadá e não possui vínculos com organizações estrangeiras, além de nunca ter acessado dados de modo indevido.
A outra empresa em questão é a CubeYou. Ela é acusada de usar métodos semelhantes ao da CA na coleta indevida de dados. Conforme a CNBC, a companhia usa aplicativos para obter informações pessoais, como nomes, empregos, telefones e até status de relacionamento, com a finalidade de criar perfis voltados ao marketing. A CubeYou, em resposta, diz usar os dados em pesquisas acadêmicas.
Mark Zuckerberg pede desculpas
Através de um depoimento escrito para o Congresso dos Estados Unidos, o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, admitiu que a sua rede social não fez o possível para impedir o escândalo atual de coleta de dados sem permissão dos usuários.
Dica: Veja como saber se os seus dados do Facebook vazaram para a Cambridge Analytica.
"Está claro agora que não fizemos o suficiente para prevenir que essas ferramentas fossem usadas para causar danos. Não tivemos uma visão ampla sobre nossas responsabilidades, e esse foi um grande erro. Foi meu erro, e eu peço desculpas."
Está marcado para a próxima quarta-feira (11) o depoimento de Mark Zuckerberg no Congresso norte-americano. Após de ler o seu relato, ele ainda terá que responder questões feitas pelos deputados sobre o assunto.
Como podemos perceber, o Facebook realmente não está em uma boa fase. Agora, nos resta aguardar para saber quais as alternativas que a rede social irá adotar para recuperar a confiabilidade de seus usuários.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.