O Facebook, no ano passado, esteve envolvido em diversas polêmicas envolvendo questões de privacidade, o que acabou gerando bastante desconforto para todas as partes envolvidas. Mas, ao que indica, os problemas irão continuar neste ano. De acordo com a Bloomberg, os usuários do Galaxy S8 e também de alguns outros modelos da sul-coreana, já chegam com o aplicativo do Facebook instalado, e a grande questão é que eles não estão conseguindo remover o app do aparelho.
A única opção possível no caso era somente desabilitar o aplicativo. Porém, a grande questão sobre tudo isso está no porque de não ser possível remover o aplicativo do Facebook. Será que ele poderia estar envolvido em algum tipo de coleta de informações?
De acordo com um porta-voz do Facebook, a versão inativa se comporta como tivesse sido excluída, por essa razão não fica coletando qualquer tipo de dado. Para completar, o porta-voz disse que a remoção ou não do aplicativo está envolvida em uma série de contratos com as fabricantes de smartphones, sistemas operacionais e ainda operadoras de telefonia móvel.
A Samsung disse que fornece o aplicativo do Facebook pré-instalado em alguns modelos, mas com opção de desativá-lo, e uma vez desligado, a empresa garante que ele não continua funcionando em segundo plano.
De qualquer forma, grupos de defesa do consumidor estão atentos a estes acordos há anos, e iniciativas como a Regulamentação Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR, sigla em inglês) chegam para monitorar este tipo de ação.
Fonte: Bloomberg