Mais uma informação negativa aos usuários do Facebook. De acordo com a empresa de cibersegurança UpGuard, dados de mais de 540 milhões de usuários do Facebook ficaram expostos em servidores do serviço da Amazon na nuvem, sem qualquer tipo de senha para acesso.
Os dados, que foram requisitados por desenvolvedores de aplicativos para o Facebook, continham curtidas, fotos, músicas, comentários, informações sobre amigos, eventos e até reservas de voos e hotéis. Grande parte foi colocada no servidor pela empresa mexicana Cultura Criativa, revela a UpGuard. A UpGuard não sabe por quanto tempo as informações da base de dados ficaram expostas.
"Os dados sobre os usuários do Facebook se espalharam muito além dos limites", disse a empresa de cibersegurança em comunicado.
De acordo com o Facebook, após ser informado sobre a situação, trabalhou com a Amazon para remover a base de dados e ainda ressaltou que o seu compromisso de atuar com os desenvolvedores para proteger os dados dos usuários da rede social. Os dados, segundo a empresa, já estão seguros.
O Facebook disse ainda que os usuários serão avisados em caso de "mau uso" dos dados. A questão atual deverá ser investigada para saber como tais informações se tornaram públicas expostas, o que é proibido segundo as normas do Facebook.
Atualmente, o Facebook é a rede social mais usada no mundo, com 2 bilhões de usuários no mundo todo.