Facebook e Instagram já suportou um certo grau de comércio eletrônico, por exemplo, o Facebook tem seu Marketplace e provavelmente dará um impulso maior por meio de sua iniciativa de criptomoeda Libra, enquanto o Instagram permite que os usuários comprem produtos apresentados em postagens e anúncios.
Mas as novas ferramentas da empresa vão mais longe, permitindo que as empresas criem uma loja completa do Facebook.
Afinal, a pandemia provavelmente tornou os consumidores ainda mais propensos a tratar os perfis do Facebook e Instagram como a fonte de informações obrigatória em restaurantes e lojas locais - se sua loja favorita mudou o horário ou mudou para entrega on-line, eles quase certamente postaram sobre isso no Facebook ou Instagram.
Então, por que não permitir que os visitantes façam compras sem precisar sair dos aplicativos do Facebook e Instagram?
Também vale lembrar que as consequências econômicas da pandemia já estão afetando e "matando" muitas pequenas empresas - empresas que postam e anunciam no Facebook. Portanto, a empresa tem interesse em ajudar essas empresas a sobreviver da maneira que puder.
Em uma sessão no Facebook Live hoje, o CEO Mark Zuckerberg descreveu isso como uma maneira de ajudar as empresas que sofrem com o COVID-19, apesar de reconhecer que não "desfará todo o dano econômico".
Ele também sugeriu que isso continuará sendo útil após a pandemia: "Acho que continuaremos vivendo mais de nossas vidas online e fazendo mais negócios online".
Enquanto isso, o vice-presidente de produto do Instagram, Vishal Shah, disse que este é um grande teste global do recurso, com quase 1 milhão de empresas já cadastradas.
Essas empresas poderão criar uma Loja do Facebook gratuitamente - basta enviar o catálogo, escolher os produtos que deseja exibir e personalizá-lo com uma imagem de capa e cores de destaque. Os visitantes podem navegar, salvar e solicitar produtos.
O vice-presidente de anúncios do Facebook, Dan Levy, disse que, embora a empresa cobre "pequenas taxas" em cada compra, a monetização real virá da promoção de mais publicidade. (As lojas também podem ser exibidas em anúncios e histórias.)
Levy descreveu isso como uma solução de "compilação e renderização em qualquer lugar", com Shah acrescentando que "a loja em si será muito consistente, seja no Facebook ou no Instagram". O que será diferente é como os consumidores descobrem as lojas, seja pelo Facebook Marketplace ou por um produto marcado em uma foto no Instagram.
A empresa também planeja lançar neste verão outra experiência chamada Instagram Shop, permitindo que os usuários naveguem em produtos diretamente do Instagram Explore e, eventualmente, entrem em uma experiência de compra na guia principal de navegação do aplicativo.
Também haverá maneiras para os comerciantes exibirem e vincularem seus produtos de vídeos ao vivo a partir de suas lojas do Facebook e para os consumidores conectar programas de fidelidade às suas contas do Facebook.
Como parte deste anúncio, o Facebook afirmou estar em parceria com o Shopify, BigCommerce, Woo, Consultor de Canais, CedCommerce, Cafe24, Tienda Nube e Feedonomics.
Os comerciantes poderão usar essas plataformas de terceiros para gerenciar suas lojas do Facebook, bem como os anúncios vinculados a essas lojas.
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