O Facebook entrou para a lista de empresas que resolveram bater de frente com a Apple. A empresa comandada por Mark Zuckerberg tem se mostrado fortemente contra a nova política de privacidade da Maçã que liberou uma atualização que limita a utilização de recursos utilizados para anúncios personalizados em sua nova linha de aparelhos com a versão mais recente do sistema operacional.

Essa nova política basicamente permite que a Apple faça uma filtragem dos anúncios personalizados que são vinculados na rede social, limitando e muito as ações de outras empresas. Com essa revolta instalada, o Facebook decidiu agir, e levou o caso para a mídia.

Facebook vs. Apple - Round 1

Ontem (16), a empresa de Zuckerberg começou a divulgar nos principais veículos de imprensa dos EUA, afirmando que está entrando em uma briga contra a Apple com o objetivo de ajudar pequenas empresas que utilizam o Facebook para divulgar seus produtos e serviços por meio de anúncios impulsionados baseado no público-alvo em questão.

Diversos anunciantes da plataforma utilizam de algoritmos que ajudam as empresas a saberem o que está sendo procurado e de fato comercializado por diferentes fornecedores, além de também conseguir identificar os clientes por meio da utilização de uma espécie de rastreio com o propósito de entregar seus produtos para realmente a procura.

Entretanto, esse método foi limitado pela Apple, já que a empresa adotou uma nova política de privacidade do usuário que não permite que esses dados não sejam rastreados, graças ao Identificador para Anunciantes (IDFA).

Não contente com essa conduta da Apple, o Facebook levou o caso para a imprensa que divulgou nas páginas dos principais jornais norte-americanos, como o New York Times, Wall Street Journal e Washington Post, criticando a empresa de Cupertino de forma muito concisa.

Os americanos devem ter visto na edição do jornal da última quarta-feira, um artigo do Facebook que dizia: "Estamos enfrentando a Apple pelas pequenas empresas em todos os lugares", revelando assim que essa nova política adotada pela Apple vão contra as ações do mercado e como resultado "prejudicarão anunciantes e pequenos empresários" em todo o mundo. Confira abaixo uma foto do jornal;

Foto de um jornal dos EUA com a mensagem do Facebook criticando a postura da Apple.
Foto de um jornal dos EUA com a mensagem do Facebook criticando a postura da Apple.

O Oficina da Net fez uma tradução livre da mensagem, que diz;

"No Facebook, as pequenas empresas estão no centro do nosso negócio. Mais de 10 milhões de empresas usam nossas ferramentas de publicidade todos os meses para encontrar novos clientes, contratar funcionários e interagir com suas comunidades.

Muitos nessa comunidade de pequenas empresas compartilharam preocupações sobre a atualização de software que a Apple está forçando, a qual limita a capacidade das empresas de veicular anúncios personalizados e conseguir alcançar seus clientes de forma eficiente.

44% das pequenas e médias empresas começaram ou aumentaram o uso de anúncios personalizados nas redes sociais durante a pandemia, de acordo com um novo estudo da Deloitte. Sem os anúncios personalizados, os dados do Facebook mostram que o anunciante médio pode ver uma redução de mais de 60% em suas vendas para cada dólar gasto.

Embora a limitação de como os anúncios personalizados podem ser usados por empresas maiores como nós, essas mudanças serão devastadoras para as pequenas empresas, aumentando os muitos desafios que enfrentam agora.

As pequenas empresas merecem ser ouvidas. Ouvimos suas preocupações e estamos com vocês."

Como a Apple reagiu?

A Apple simplesmente respondeu dizendo que essa mudança já estava para ser implementada há alguns anos, e que a regra vale para todos, inclusive para si mesma. Essa nova política da companhia, segundo ela, tem o objetivo de proteger os dados dos usuários e dar a eles a opção se querem mesmo ou não deixar que as empresas anunciantes no Facebook coletem seus dados. A empresa respondeu;

"Acreditamos que se trata de uma simples questão de defender nossos usuários. Os usuários devem saber quando seus dados estão sendo coletados e compartilhados em outros aplicativos e sites — e devem ter a opção de permitir isso ou não. A transparência de rastreamento de aplicativos no iOS 14 não exige que o Facebook mude sua abordagem para rastrear usuários e criar publicidade direcionada, apenas exige que eles deem aos usuários uma escolha."

Facebook vs. Apple - Round 2

A novela citada acima ainda não acabou, e hoje (17), o Facebook utilizou novamente os veículos de mídia para afirmar que as mudanças nas regras de rastreamento da Apple prejudicam não apenas as pequenas empresas, mas a internet como um todo.

Veja abaixo o novo anúncio capturado em um jornal dos Estados Unidos, e em seguida uma tradução livre feita pelo Oficina da Net;

Nessa nova postagem, o Facebook diz que a política da Apple vai tornar afetar a internet como um todo.
Nessa nova postagem, o Facebook diz que a política da Apple vai afetar a internet como um todo.

Apple vs. internet grátis

A Apple planeja lançar uma atualização de software forçada que mudará a internet como a conhecemos - para pior.

Pegue seus sites de culinária favoritos ou blogs de esportes.
A maioria é gratuita porque exibe anúncios.

A mudança da Apple limita sua capacidade de executar anúncios personalizados. Para sobreviver, muitos terão que começar a cobrar taxas de assinatura ou adicionar mais compras no aplicativo, tornando a Internet muito mais cara e reduzindo o conteúdo gratuito de alta qualidade.

Além de prejudicar aplicativos e sites, muitos na comunidade de pequenas empresas dizem que essa mudança será devastadora para eles também, em um momento em que enfrentam enormes desafios. Eles precisam ser capazes de alcançar efetivamente as pessoas mais interessadas em seus produtos e serviços para crescer."

Dessa vez, o Facebook aponta que por conta da nova política da Apple, a internet em si ficará muito mais cara, pois muitos aplicativos e sites terão que começar a cobrar taxas de assinaturas ou adicionar mais opções de compras em apps para sobreviver.

No final dessa página, o Facebook ainda forneceu o endereço de um link "Speak Up For Small Business", o qual contém declarações de proprietários de pequenas empresas que também estão preocupados com essa nova política da Apple.

Depois desse segundo anúncio, a Apple ainda não se manifestou. Em contrapartida, o Facebook não perde tempo e prepara um novo ataque contra a Maçã.

Facebook vs. Apple - Round 3

Obviamente, a relação entre a Apple e o Facebook está bastante fragilizada, e o clima entre as duas empresas tem ficado cada vez mais tenso. Contudo, o Facebook decidiu soltar os cachorros, e mais uma vez ataca a empresa de Cupertino, por simplesmente apoiar uma das maiores rivais da Apple nos tempos atuais - a Epic Games.

Uma reportagem do CNET afirmou que o Facebook quer participar do processo que se arrasta entre Apple e Epic, com a intenção de
confirmar as suas palavras que diz que a empresa de Tim Cook prejudica outras empresas por visar apenas os seus lucros, e não a privacidade dos seus usuários como ela diz. Steve Satterfield, presidente de relação de privacidade do Facebook disse:

"Achamos que é realmente importante que o tribunal entenda o impacto de longo alcance das políticas injustas da Apple."

O processo da Epic Games contra a Apple conta com a participação de outras empresas, como o Spotify, por exemplo, e o motivo da briga é por uma outra nova política adotada pela empresa, que reduziu a porcentagem de ganhos pela metade de aplicativos que são cadastrados na App Store.

Novamente, a Apple não se manifestou, e nem a Epic comentou nada sobre as declarações recentes do Facebook. Para participar do processo junto com a Epic, o Facebook necessita de aprovação do juiz, já que o caso está nos tribunais. Mesmo que isso não seja permitido, sabemos que ainda tem muito pano pra manga.

E você? Concorda com as declarações do Facebook, ou acha que a Apple está certa nessa história? Deixe a sua opinião abaixo, no campo de comentários.