Recentemente o Facebook anunciou a implementação de um miniplayer do Spotify dentro de seu aplicativo mobile Facebook. Porém a empresa não pretende parar por aí e está desenvolvendo um player próprio para a reprodução de podcasts. A intenção da rede social é fazer com que podcasters distribuam seus programas através das páginas no Facebook.
Ainda não se sabe exatamente como será o player, mas acredita-se que funcione através de RSS ou via upload do conteúdo no Facebook. Ao que parece, este plano não irá afetar a parceria feita com o Spotify, pois de acordo com Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, o acordo com a plataforma de streaming é com foco na "música". Entretanto, mesmo com essa fala, o lançamento do Spotify dentro do Facebook chama atenção principalmente para podcasts, pois desta forma fica mais fácil de compartilhar com os amigos e ouvir.
De onde vem o interesse do Facebook por podcasts
De acordo com o Facebook, mais de 170 milhões de pessoas acessam páginas de podcasts em sua rede social e mais de 35 milhões de pessoas participam de grupos relacionados aos programas de podcasts. Além disso, não há como negar que os podcasts podem ser um bom produto para inserir anúncios, permitindo a possibilidade de o Facebook reunir dados sobre os programas e ouvintes e direcionar anúncios personalizados, onde provavelmente os criadores de conteúdo ganhariam uma parte da receita gerada por isso.
O que significa a chegada do Facebook aos podcasts
Com os planos do Facebook para inaugurar o seu próprio serviço de podcasts, acredita-se que outras empresas como Apple, Google, Amazon e o próprio Spotify rodariam seus podcasts dentro da rede social.
O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!