Recentemente a Apple lançou a versão final de seu sistema operacional mobile, o iOS 14.5. Com a chegada deste novo update do SO para iPhone, os desenvolvedores de aplicativos serão obrigados a informar aos usuários que eles serão rastreados pelo app. Embora o Facebook seja uma das empresas que seja contra essa prática, a empresa será obrigada a cumprir este requisito.
Caso você já esteja com o iOS 14.5 instalado em seu iPhone, ao abrir os apps Facebook e Instagram, aparecerá uma mensagem explicando que nesta versão do sistema operacional os desenvolvedores são obrigados a obter o consentimento do usuário antes de rastrear alguns dados do dispositivo para aprimorar a entrega de anúncios (propagandas). De acordo com a mensagem da empresa, os usuários irão se beneficiar com a coleta de dados em três aspectos. Confira abaixo a imagem deste alerta:
O que esta exigência da Apple pode mudar?
Ainda não se sabe ao certo o que esta exigência da Apple para com os desenvolvedores pode acarretar, mas obviamente o Facebook tem um plano para isso. Entretanto, no momento não há sinal algum de que o Facebook planeja oferecer uma versão paga do seu app. Como o Facebook não tem outra forma de ganhar receita a não ser com anúncios, a empresa pretende fazê-lo de outras formas.
Facebook irá exibir o aviso por algumas semanas
Segundo a companhia, a notificação para os usuários informando sobre o rastreamento de informações no smartphone será exibida por vários dias ou semanas. Tanto o Facebook quanto o Instagram irão exibir o mesmo aviso.
De acordo com o Facebook, essa decisão tomada pela Apple poderá "matar" muitas empresas pequenas. O motivo disso é simplesmente pelo fato de que a publicidade é a única forma de geração de receita para manter o desenvolvimento dos aplicativos e pagar as contas de funcionários e manutenção.
O que acha desta decisão da Apple? Você acredita que poderá surgir uma versão paga dos aplicativos Facebook e Instagram? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.