Recentemente o Facebook começou a testar um novo sistema que solicita aos usuários da rede social que abram o link que pretendem compartilhar antes de fazê-lo. O objetivo desta iniciativa é fazer com que haja um compartilhamento de informações mais consciente.
Abaixo o tweet do perfil oficial do Facebook dedicado as novas implementações e decisões da rede social:
Starting today, we’re testing a way to promote more informed sharing of news articles. If you go to share a news article link you haven’t opened, we’ll show a prompt encouraging you to open it and read it, before sharing it with others. pic.twitter.com/brlMnlg6Qg
— Facebook Newsroom (@fbnewsroom) May 10, 2021
O Facebook passará a exibir a seguinte mensagem em seu aplicativo:
"Você está prestes a compartilhar este artigo sem abri-lo.
Compartilhar artigos sem lê-los pode significar perder fatos importantes."
Após o aviso, são dadas duas opções: abrir o artigo ou compartilhar o link normalmente.
Twitter utiliza este mecanismo desde o ano passado
Talvez esta notificação possa ser familiar para alguns. O motivo disso é devido ao fato de que o Twitter está uma tática semelhante desde setembro de 2020. Após alguns meses de testes, o Twitter descobriu que esta prática tem grande eficiência e fez com que pessoas passassem a ler o que estão compartilhando antes de twittar. Em algumas ocasiões, a empresa diz que impediu certos usuários de retuitar determinadas publicações.
Ferramentas são utilizadas para evitar o compartilhamento de informações duvidosas sobre o Coronavírus
A funcionalidade citada acima foi pensada também como forma de evitar que se espalhe informações que desinformam os usuários das redes sociais a respeito do COVID-19 (Coronavírus). No ano passado, o Facebook chegou a bloquear o compartilhamento de algumas publicações devido a circulação de fake news sobre a pandemia.
O que achou da iniciativa do Facebook? Você lê o que compartilha em suas redes sociais? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.