Aproximadamente dois anos após o Instagram ter experimentado retirar as curtidas, a rede social está agora oficializando a prática junto com o Facebook. De acordo com o site CNN Business, ambas as plataformas estão implementando a opção de ocultar "curtidas" ("likes") públicos para os usuários. Desta forma, a dinâmica das redes sociais irá mudar, pois o número de curtidas não será mais uma métrica tão forte como é hoje.
A prática de esconder as curtidas não está sendo inserida somente no Instagram e Facebook, mas também em serviços do Google. Em março deste ano, o YouTube chegou a anunciar que estava testando novos designs que não exibem "dislikes" nos vídeos da plataforma.
Facebook tenta soluções para evitar críticas sobre suas redes sociais prejudicarem o bem-estar das pessoas
Segundo o Facebook, a empresa tem trabalhado para barrar as críticas de que as suas redes sociais podem ser prejudiciais ao bem-estar de seus usuários. Entretanto, mesmo que a ação de ocultar as curtidas das publicações seja algo positivo, é importante saber que ela será opcional e não um padrão, o que torna incerta a maneira como a ferramenta será utilizada. A companhia diz:
"O que ouvimos de pessoas e especialistas foi que não ver contagens semelhantes foi benéfico para alguns e irritante para outros, especialmente porque as pessoas usam contagens semelhantes para ter uma noção do que é tendência ou popular, então estamos dando a você a escolha."
Como funciona
Caso o usuário do Instagram ou Facebook opte por não compartilhar a contagem de curtidas públicas em suas postagens, quem visualizar as publicações poderá acessar uma lista de pessoas que curtiram o post, mas não o número de "likes" que ele obteve. O autor da publicação ainda poderá ver quantas curtidas uma foto que postou possui, mas essa informação não será exibida publicamente.
O objetivo
Segundo o Facebook, o objetivo desta prática é para que os usuários de suas redes sociais "se concentrem nas fotos e vídeos que estão sendo compartilhados, em vez de quantas mensagens curtidas receberão".
O que achou desta abordagem para o Instagram e Facebook? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.