Recentemente o Facebook começou a testar um novo recurso que visa alertar seus usuários contra "atitudes extremistas". Através de mensagens de alerta, a rede social está procurando conscientizar as pessoas sobre discursos de assuntos levados ao extremo.
Os primeiros relatos vieram através da CNN, onde é dito que o Facebook está enviando avisos a pessoas que foram identificadas como extremistas, para aquelas que podem conhecer alguém com esse tipo de comportamento e para alertar contra conteúdos que são considerados extremistas.
Facebook testa aviso a usuários extremistas e para quem os conhece
Dentre as mensagens exibidas pelo Facebook, há frases como:
"Você está preocupado que alguém que você conhece esteja se tornando um extremista?"
"Você pode agir agora para proteger a si mesmo e aos outros."
Confira abaixo um tweet de Matt Navarra onde são mostradas imagens com os avisos:
Facebook is now signposting help if you think a friend is becoming an extremist ????
— Matt Navarra (@MattNavarra) July 1, 2021
h/t @disclosetv pic.twitter.com/7L5B0UORzj
Um porta-voz do Facebook, Andy Stone, diz que as mensagens enviadas pela plataforma são "parte de nosso trabalho contínuo da Redirect Initiative". A rede social ultimamente tem tentado reunir esforços para combater o extremismo através de grupos como, por exemplo, o "Life After Hate".
Como o Facebook detecta extremistas?
Não se sabe exatamente qual é a forma que o Facebook encontrou para localizar quais usuários podem estar tendo atitudes extremistas. Entretanto, o problema se tornou um assunto quente na rede social e a empresa já foi acusada de faltar com o seu papel de regular a plataforma para evitar eventos extremistas no início do ano.
O que você acha desta tentativa do Facebook para conter o extremismo na rede social? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e veja o que eles pensam!