Durante o evento Facebook Connect realizado na tarde desta quinta-feira (28), o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, comunicou a mudança de nome do Facebook, que agora passará a se chamar "Meta". A mudança já era especulada nas últimas semanas, conforme antecipado em primeira mão pelo Oficina da Net, e já começa a valer a partir de agora. O objetivo principal é separar os apps com o desenvolvimento de novas plataformas, e reforçar os planos da empresa em criar um novo "Metaverso".

Facebook muda nome para Meta

Agora com a nova nomenclatura, a imagem da empresa fica relacionada a um símbolo de infinito derretido, isto é, com uma perspectiva distinta que se assemelha a letra "M" da palavra "Meta". O nome foi escolhido para significar "além", justamente porque as tecnologias simbolizam ir além das restrições de telas, limites de distância e até da física.

Facebook passa a se chamar Meta, empresa que vai controlar todas as plataformas como um produto. (Crédito: Meta/Reprodução)
Facebook passa a se chamar Meta, empresa que vai controlar todas as plataformas como um produto. (Crédito: Meta/Reprodução)

O objetivo da companhia é dar vida ao Metaverso, iniciando projetos que conectam amigos e familiares, bem como encontrar comunidades para fazer os negócios crescerem.

"No momento, nossa marca está tão fortemente ligada a um produto que não pode representar tudo o que estamos fazendo hoje, muito menos no futuro. Com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa 'metaversa', e quero ancorar nosso trabalho e identidade no que estamos construindo."

Mark Zuckerberg
CEO do Facebook

A estratégia principal do Facebook seria isolar a rede social como um produto separado do grupo e mudar a imagem da empresa como um todo. A imagem da companhia tem sofrido um desgaste muito grande devido a série de escândalos e polêmicas de segurança nos últimos anos. A mais recente foi com denúncias de uma ex-funcionária, a qual afirma que a organização se preocupa mais com lucros do que pessoas.

Aplicativo e site continuam iguais

Apesar da mudança do nome da empresa, Zuckerberg confirmou que o aplicativo e site do Facebook não sofrerão alterações. Isso vale também para as outras plataformas da empresa, como Instagram, Messenger, WhatsApp e Oculus.

Vale lembrar que a mudança de nome tem se tornado muito comum no mercado da tecnologia. O caso mais famoso é o do Google, que decidiu criar a holding Alphabet para reunir todas as suas empresas e mostrar que ele é mais do que um simples sistema de buscas.