O desafio "bata em um professor" do TikTok foi criado por uma empresa contratada pelo Facebook. A informação foi relatada através do site Mashable, onde diz que a notícia de Taylor Lorenz, do Washington Post, diz que o Facebook contratou uma empresa de marketing, a Targeted Victory, para criar uma falsa campanha anti-TikTok.
Tudo começou em 2021 com o compartilhamento de um link que falava sobre o desafio do TikTok "Slap a Teacher" (dar um tapa no professor). A história sobre esse movimento no TikTok se espalhou pelos EUA, chegando a fazer com que diversos canais de TV cobrissem a notícia.
Desafio "Slap a Teacher" (dê um tapa no professor)
Após alguns dias com diversos compartilhamentos sobre o desafio "Slap a Teacher" do TikTok, descobriu-se claramente que a tendência não existia de fato. Diversas postagens no Facebook espalharam o falso boato.
O Washington Post obteve e-mails de funcionários da Targeted Victory onde é mencionada a campanha contra o TikTok.
Enquanto o Meta é o saco de pancadas atual, o TikTok é uma ameaça real, especialmente como um aplicativo de propriedade estrangeira que é o número 1 em compartilhamento de dados que os jovens estão usando.
Esse movimento por parte do Facebook não é tão inesperado. A rede social claramente enxerga o TiKTok como ameaça. Mark Zuckerberg, CEO da Meta (antigo Facebook) e a Targeted Victory utilizaram estratégias questionáveis para enfrentar correntes anteriormente. Um porta-voz do Facebook chegou a dizer:
Acreditamos que todas as plataformas, incluindo o TikTok, devem enfrentar um nível de escrutínio consistente com seu crescente sucesso.
Um porta-voz do TikTok disse ao Washington Post que estava "profundamente preocupado" com o relato.
O desafio/campanha do TikTok
Sim, o Facebook pagou para uma empresa de marketing chamada Targeted Victory para que fosse criada uma falsa campanha do TiTok.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.