Graças ao seu histórico terrível com os dados dos usuários, a postura sombria em anúncios políticos e o papel que desempenhou na ascensão das notícias falsas, muitas pessoas viraram as costas para o Facebook. Apesar disso, a rede social oferece algumas ferramentas e recursos úteis, como o Facebook Messenger.

Felizmente, desde 2019, é possível usar o Messenger sem o Facebook - desde que você tenha tido uma conta no Facebook no passado. Anterior a esse ano, você não podia se inscrever no Messenger, sem nunca ter tido uma conta no Facebook.

Sendo assim, para acessar o Messenger, você precisa ter uma conta ativa no Facebook. Ou ainda, ter tido uma conta no Facebook em algum momento no passado. Abaixo, confira todos os detalhes, de como usar o aplicativo.

Por que usar o Messenger?

Crédito: Divulgação/Canva

Em suma, você pode usar o Messenger sem o Facebook. Ele é uma das maiores plataformas de mensagens do mundo. O seu principal concorrente é o WhatsApp — outro serviço de propriedade e operado pelo Facebook.

Uma das principais razões para usar o Messenger é que é muito provável que os seus amigos estejam usando também. Entretanto, ele é usado para muito mais do que apenas conversar: ele é um app no qual você pode usar para vender coisas, fazer chamadas de voz e vídeo, entre outras funções disponíveis.

E como acontece com o WhatsApp, o Messenger funciona em sistemas operacionais. Sendo assim, você pode manter contato com amigos no Android, mesmo se você usar um iPhone. Suas mensagens também podem ser enviadas usando criptografia de ponta a ponta.

Sendo assim, o que você enviar não pode ser interceptado por terceiros. E ninguém pode ver sua mensagem enquanto ela está em trânsito entre dispositivos (É o mínimo que você deve esperar de um serviço de mensagens instantâneas nos dias de hoje).

Por que algumas pessoas evitam usar o Facebook?

Crédito: Divulgação/Canva

O Facebook continua sendo um gigante da mídia social, mas sua popularidade está diminuindo. Por quê? Alguns estão se voltando para outros meios de contato. As gerações mais jovens estão recorrendo ao Snapchat e ao TikTok para manter contato. Alguns preferem apenas falar com as pessoas pessoalmente ou usar WhatsApp.

Alguns se recusam a usar o Facebook por princípio. Outros não gostam de debates políticos, esquemas de pirâmide e atualizações de status sem sentido, que acontecem na plataforma. Existem ainda, aqueles que se preocupam com os escândalos de privacidade e segurança que assolam o Facebook.

Como baixar o Messenger sem uma conta ativa no Facebook?

Crédito: Divulgação/Canva

Em suma, o processo de usar o Messenger sem ter o próprio Facebook era fácil: você podia se inscrever usando seu número de telefone. Entretanto, o Facebook eliminou isso em 2019. Desde então, você tem que ter uma conta no Facebook. Mas não entre em pânico: você pode contornar isso.

  1. Primeiro, você precisa saber como instalar o Messenger. Para isso, basta ir para a App Store ou Google Play, a depender do seu smartphone ou tablet. Certifique-se de que é o aplicativo oficial, feito pelo Facebook Inc., para não correr o risco de instalar malware.
  2. Em seguida, você precisa saber como se inscrever no Messenger.
  3. Quando você abrir o aplicativo pela primeira vez, ele irá incentivá-lo a entrar em uma conta do Facebook usando seu endereço de e-mail ou número de telefone. Ao invés disso, clique em Criar nova conta. Isso irá redirecioná-lo para a criação de uma conta no Facebook.
  4. Você precisa colocar seu primeiro nome e sobrenome. Aqui, é possível usar um pseudônimo se você não quiser que o Facebook saiba seu nome real. Entretanto, este também é o nome que aparecerá como no Messenger.
  5. Depois disso, toque em Próximo. Na próxima tela, você precisa adicionar uma senha. Use algo único e difícil de adivinhar.
  6. Feito isso, toque em Inscrever-se.
  7. Na próxima etapa, você precisará verificar sua nova conta por e-mail ou SMS.

Depois de ativar sua conta, ainda há algumas configurações para finalizar para que você possa aproveitar ao máximo o aplicativo. Em suma, você pode adicionar uma foto sua para que outros usuários possam reconhecê-lo. Entretanto, não é possível fazer isso dentro do Messenger. Ou seja, você precisa adicionar uma foto ao perfil do Facebook.

Para adicionar amigos ao Messenger, você pode fazer isso através de sua conta do Facebook se quiser. Porém, nesse caso, você precisará explicar a eles que isso é temporário, porque você só está fazendo isso para interagir com eles no Messenger.

Por outro lado, se você quiser se conectar apenas no Messenger através do seu smartphone, você pode clicar em sua foto de perfil no canto superior esquerdo da sua interface. Em seguida, vá para contatos telefônicos > upload de contatos. Isso sincronizará o aplicativo com a sua lista telefônica.

Então é possível o Messenger sem usar o Facebook?

Créditos: Divulgação/Digitalpfade por Pixabay

Em suma, o Messenger ainda funcionará se você desativar seu perfil no Facebook. Esta é a única maneira que você pode usar o Messenger sem usar o Facebook. A desativação significa que as mensagens ainda existirão ao lado de seus contatos.

Por outro lado, se você excluir a sua conta do Facebook, as suas mensagens anteriores aparecerão como "Usuário do Facebook" e ninguém poderá responder. E assim, você não poderá mais usar o Messenger, e todas as suas mensagens serão perdidas. Nesse caso, você precisará criar uma nova conta do Facebook.

Para desativar ou excluir o Facebook, você deve proceder do seguinte modo:

  1. No seu menu principal, clique em 🔽 no canto superior direito do Facebook;
  2. Depois, toque em Configurações e privacidade > Configurações;
  3. Logo após, clique em Suas informações no Facebook na coluna à esquerda. Se você tiver acesso do Facebook a uma Página na nova experiência de Páginas: clique em Privacidade > Suas informações do Facebook;
  4. Em seguida, clique em Desativação e exclusão;
  5. Toque em Excluir ou desativar conta > Continuar;
  6. Por fim, toque em Excluir ou Desativar conta. Insira sua senha e toque em Continuar.