Em uma época em que as chamadas Fake News nunca estiveram tão em alta, em alguns momentos fica difícil para os usuários discernir o que é verdadeiro ou não tudo o que é repassado na internet, seja pelas redes sociais, mensageiros ou mesmo em sites.
As empresas ligadas ao meio tecnológico estão investindo cada vez mais para que driblar a propagação das notícias falsas, porém, mesmo assim, muitas delas acabam sendo propagadas com uma rapidez inacreditável.
O usuário, antes de repassar alguma informação, precisa certificar-se de que ela seja realmente verdadeira, somente assim o conteúdo ficará estabilizado e não será repassado como autêntico. Além disso, nas redes sociais é possível denunciar um conteúdo que não seja verdadeiro, para que assim ele possa ser analisado e quando for comprovada a informação falsa, seja tomada as medidas cabíveis.
Mas, para ajudar os usuários a não se tornarem repassadores de Fake News, alguns sites podem ajudar a descobrir se a informações que está circulando é verdadeira ou não. Abaixo, alguns sites que podem ser visitados antes de repassar uma notícia duvidosa.
Truco (Agência Pública)
O Truco pertence a Agência Pública e tem como objetivo checar a veracidades da notícias veiculadas na mídia. A iniciativa não possui fins lucrativos, e tem como foco a defesa dos direitos humanos.
Fact-Checking (Agência Lupa)
O site é direcionado, principalmente, na cobertura das notícias que circulam sobre as eleições de governo e presidência de 2018.
Fato ou Fake (Globo)
O site é uma iniciativa do Grupo da Globo para verificação de conteúdos que geram suspeita. A verificação é realizada em conjunto por jornalistas da CBN, Época, Extra, G1, TV Globo, GloboNews, Jornal O Globo e Valor Econômico.
Boatos
O site foi desenvolvido pelo jornalista Edgard Matsuki ainda em 2013. A intenção é a verificação de notícias que circulam na web.
E-farsas
Um dos mais conhecidos e antigos serviços de checagem de informações é o E-farsas, que foi lançado em 2001. O portal diz que a iniciativa surgiu "com a intenção de usar a própria internet para desmistificar as histórias que nela circulam". Todo o conteúdo é investigado pelo Analista de Sistemas Gilmar Lopes.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.