Uma das três configurações mais importantes na fotografia é a velocidade do obturador, que junto com a abertura e ISO, compõe o famoso triângulo da exposição. A velocidade do obturador é responsável por duas coisas específicas: alterar o brilho da sua foto e criar efeitos dramáticos, congelando a ação ou desfocando o movimento.
A velocidade do obturador existe devido ao obturador da câmera - que é a cortina em frente ao sensor da câmera, e permanece fechada até a câmera disparar. No momento do disparo, o obturador se abre e expõe completamente o sensor da câmera à luz, que passa através da lente.
Quando o sensor termina de coletar a luz, o obturador fecha imediatamente, impedindo que mais luz atinja o sensor. O botão que dispara a câmera também é chamado de "obturador", porque ele é o responsável por abrir e fechar a entrada de luz.
O que é a velocidade do obturador?
A velocidade do obturador é o período de tempo que o obturador da câmera fica aberto, expondo a luz ao sensor da câmera. Basicamente, é o tempo sua câmera captura uma cena. Isso tem alguns efeitos importantes na aparência das suas imagens.
Quando você usa a velocidade de obturador mais longa, acaba expondo mais luz no seu sensor, por um período significativo de tempo. O primeiro grande efeito disso é o efeito motion blur, que você pode ver na imagem abaixo.
Se a velocidade do obturador for longa, os objetos em movimento na foto aparecerão desfocados, na direção do movimento. Esse efeito é usado com bastante frequência em anúncios de carros e motos, onde uma sensação de velocidade e movimento é comunicada ao espectador, desfocando intencionalmente as rodas em movimento.
As velocidades lentas do obturador também são usadas para fotografar o céu noturno ou outros objetos à noite, ou ainda ambientes escuros com o auxílio de um tripé. Os fotógrafos de paisagem podem usar intencionalmente longas velocidades do obturador para criar uma sensação de movimento em rios e cachoeiras, mantendo todo o resto (que está estático) completamente nítido.
Por outro lado, a velocidade do obturador também pode ser usada para fazer exatamente o oposto - congelar o movimento. Se você usar uma velocidade do obturador especialmente rápida, poderá eliminar o movimento mesmo de objetos em movimento rápido, como pássaros em vôo ou carros passando. Se você usar uma velocidade rápida do obturador ao tirar fotos de uma água, cada gota ficará suspensa no ar completamente nítida, o que pode nem ser visível aos nossos próprios olhos.
Tudo isso é possível simplesmente controlando a velocidade do obturador. Em resumo, as velocidades rápidas do obturador congelam a ação, enquanto as longas criam um efeito de movimento extra quando você fotografa objetos em movimento.
Como a velocidade do obturador é medida
As velocidades do obturador são normalmente medidas em frações de segundo, quando estão abaixo de um segundo. Por exemplo, 1/4 significa um quarto de segundo, enquanto 1/250 significa um duzentos e cinquenta avos de segundo (ou quatro milissegundos).
A maioria das câmeras DSLRs e câmeras sem espelho modernas suportam velocidades de obturador de até 1/4000 de segundo, enquanto algumas podem suportar velocidades muito mais rápidas, como 1/8000 de segundo. Por outro lado, a maior velocidade de obturador disponível na maioria das DSLRs ou câmeras sem espelho é tipicamente 30 segundos. Você pode usar uma velocidade maior do obturador com acionadores remotos externos, se necessário.
Velocidade do obturador e exposição
O outro efeito importante da velocidade do obturador é a exposição, que se refere ao brilho de uma imagem. Se você usar uma velocidade de obturador longa, o sensor da câmera coletará muita luz, e a foto resultante será bastante clara. Ao usar uma velocidade rápida do obturador, o sensor da câmera é exposto apenas a uma pequena fração da luz, resultando em uma foto mais escura.
Porém, a velocidade do obturador não é a única variável que afeta o brilho de uma imagem. Também existem a abertura e o ISO, que podem serem ajustados para iluminar mais a sua imagem. Portanto, você tem alguma flexibilidade ao decidir a velocidade do obturador, mas precisa escolher suas outras configurações com cuidado, e é aí que entra o triângulo da exposição, para proporcionar equilíbrio entre estas três configurações.
A velocidade do obturador pode ser uma ferramenta vital para capturar uma foto com o brilho adequado. Em um dia ensolarado, pode ser necessário usar uma velocidade menor no obturador, para que sua foto não fique superexposta. Mas quando estiver escuro, pode ser necessária uma velocidade maior do obturador, para evitar uma foto muito escura (o que, por sua vez, pode exigir um tripé, devido ao desfoque de movimento ao segurar a câmera).
Para muitas pessoas, esse é o principal motivo para ajustar a velocidade do obturador: Garantir que suas fotos tenham o brilho adequado. Ainda assim, as preocupações com o desfoque de movimento também são muito importantes, e não devem ser negligenciadas.
Velocidades rápidas, lentas e longas do obturador
Uma velocidade rápida do obturador é normalmente necessária para congelar a cena. Se você estiver fotografando pássaros, poderá usar 1/1000 segundos ou mais. No entanto, para fotografias em geral de objetos em movimento, você poderá usar a velocidade de 1/200, 1/100 de segundo ou até mais, sem introduzir desfoque de movimento.
As velocidades longas do obturador geralmente estão acima de 1 segundo. A partir daí, será necessário o uso de um tripé para obter imagens nítidas. Use as velocidades altas do obturador para certos tipos de fotografia com pouca luz, como a noite ou para capturar movimentos intencionalmente. Se alguma coisa em sua cena estiver se movendo quando você usar velocidades do obturador mais alta, ela ficará desfocada.
No meio termo, temos as velocidades de 1/100 a 1 segundo, que ainda são consideradas relativamente lentas. Você pode não conseguir registrar imagens sem trepidação segurando a câmera com as mãos, especialmente perto da marca de um segundo. Por isso, nesses casos sempre use um tripé ou um apoio para sua câmera.
Além disso, sua lente também vai interferir no resultado final. Algumas lentes, como a Nikon 70-200mm f / 2.8, possuem tecnologias específicas de estabilização de imagem nas lentes, que podem ajudar os fotógrafos a tirar fotos em velocidades do obturador muito baixas com a câmera com a mão, sem causar trepidação.
Outras lentes não têm redução de vibração, o que significa que você precisa usar a regra recíproca para determinar quanto tempo deve ser a velocidade do obturador sem introduzir desfoque, devido à trepidação da câmera.
Como definir a velocidade do obturador
A maioria das câmeras lida com a velocidade do obturador automaticamente por padrão. Quando a câmera está configurada no modo "Automático", a velocidade do obturador é selecionada pela câmera sem a sua entrada (assim como a abertura e o ISO). No entanto, você ainda pode configurar manualmente a velocidade do obturador manualmente:
- Ao definir a câmera no "Modo S" (Prioridade do obturador), você escolhe a velocidade do obturador e a câmera seleciona automaticamente a abertura.
- Ao definir a câmera no modo "Manual", você escolhe a velocidade do obturador e a abertura manualmente.
- Nos dois modos, você pode optar por definir o ISO manualmente ou automaticamente.
Na maioria dos casos, recomendamos que a câmera selecione a velocidade correta do obturador, cuidando para não usar uma velocidade alta demais, e causar congelamento da cena, ou lenta demais, e acabar borrando a imagem.
Como encontrar a velocidade certa do obturador
Você sabe como definir a velocidade do obturador da câmera? Normalmente, nas câmeras que possuem um painel superior, a velocidade do obturador geralmente está localizada no canto superior esquerdo.
Se sua câmera não possui um LCD superior, como algumas DSLRs básicas, você pode olhar pelo visor, onde verá a velocidade do obturador, no canto inferior esquerdo. E se sua câmera não possui um LCD superior nem um visor, como muitas câmeras sem espelho, você pode ver a velocidade do obturador simplesmente olhando na tela traseira.
Na maioria das câmeras, a velocidade do obturador não aparece diretamente como uma fração de segundo - normalmente será um número regular. Quando a velocidade do obturador for maior ou igual a um segundo, você verá algo como 1" ou 5" (com o sinal de cotação para indicar um segundo inteiro).
Se você ainda não conseguir encontrar a velocidade do obturador, ajuste sua câmera para o modo S e verifique se desativou "AUTO ISO". Em seguida, comece a apontar para a câmera de áreas escuras a claras. O número que muda será a velocidade do obturador.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.