Quando você está aprendendo a fazer qualquer coisa, comete erros de principiante, e a fotografia digital não é uma exceção. Felizmente, pessoas que passaram anos aprendendo os segredos da fotografia digital já sabem que existem alguns erros comuns que os fotógrafos iniciantes costumam cometer, e que podem ser facilmente evitados com um pouco de conhecimento prévio.
Os erros mais comuns dos iniciantes em fotografia
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Aqui estão os oito erros técnicos mais comuns entre os principiantes da fotografia, desde o desfoque de imagem até composição negligenciada, e alguns conselhos sobre como evitá-los.
1. O foco perdido
Se você estiver usando o foco automático e deixar a câmera escolher seus pontos de foco, é altamente provável que você focalize na parte errada do quadro da imagem de vez em quando, especialmente ao usar uma profundidade de campo rasa.
Isso é algo impossível ou difícil de consertar depois do fato, então é importante focar no campo. Uma maneira simples de garantir um foco preciso é usar o modo de foco automático pontual da câmera para escolher o ponto de foco. Ao focalizar pessoas e retratos, certifique-se de que o ponto de foco está nos olhos da pessoa.
Dica: use o foco do botão Voltar para travar.
2. O quadro instável
Se suas fotos estão ficando borradas ou um pouco desfocadas e você não tem certeza do motivo, provavelmente é porque você está usando uma velocidade de obturador muito lenta.
Quando a velocidade do obturador é muito lenta, a vibração da câmera pode reduzir a nitidez da imagem. Uma regra prática para ajudar a evitar isso é usar uma velocidade do obturador que seja pelo menos equivalente à distância focal da lente que você está usando.
Por exemplo, se você estiver usando uma lente principal de 50 mm em uma câmera full frame, a velocidade mais lenta do obturador que você pode usar sem tremer é 1/50 de segundo.
Isso torna-se 1/85 de segundo em uma câmera com sensor APS-C (corte), já que a distância focal efetiva da lente é multiplicada por 0,5. Se você estiver usando uma lente zoom, você precisará prestar atenção à distância focal que está usando ao aumentar e diminuir o zoom.
Dica: se sua lente ou câmera tiver estabilização de imagem, você pode fotografar de três a cinco pontos mais lento e ainda obter uma imagem nítida.
3. A exposição errada
Embora fotografar em RAW ofereça bastante latitude para ajustar sua exposição no pós-processamento, definitivamente há limites para o que você pode fazer. Se sua exposição for muito escura, as sombras ficarão granuladas e descoloridas quando você trazê-las para o processamento. Se sua exposição for muito brilhante, seus destaques serão apagados e os detalhes não serão recuperáveis durante o processamento.
Se você tiver uma cena com uma alta faixa dinâmica, incluindo realces muito brilhantes e sombras escuras, uma regra geral é subexpor ligeiramente para preservar os detalhes nos realces, sem obliterar as sombras e, em seguida, iluminar as sombras no pós-processamento.
Dica: Use a função de medição pontual da câmera para medir diferentes partes do quadro.
4. A postura estranha
Como a maioria das pessoas que você fotografará provavelmente não serão modelos profissionais, elas provavelmente não se sentirão muito confortáveis em posar. E, embora seja ótimo encontrar novas poses e experimentá-las, as pessoas provavelmente se sentirão estranhas só de ouvir como ficar em pé, o que aparecerá nas suas fotos.
Sua melhor aposta é usar as poses como diretrizes básicas e, em seguida, focar em deixar seus assuntos à vontade, envolvendo-os com contato visual e brincadeiras amigáveis, enquanto os encoraja a se divertir e a serem eles mesmos.
Dica: Use um tripé para compor sua imagem, então você pode fazer contato visual e conversar livremente com seus assuntos.
5. Elementos de distração
Uma maneira fácil de arruinar um bom retrato é ter um objeto vertical, como uma árvore ou poste de telefone, espetado para fora da cabeça da pessoa. Embora você provavelmente focalize a maior parte de sua atenção na pose e aparência do objeto, é importante prestar atenção também ao fundo e certificar-se de que não haja elementos de distração surgindo ou cortando o objeto, mesmo que sejam muito fora de foco.
Dica: faça uma varredura visual rápida de todo o quadro da imagem no visor, a fim de procurar por objetos que distraem.
6. A Composição Confusa
Descobrir como organizar os elementos no enquadramento da câmera pode levar algum tempo. Quando você não sabe o que está fazendo, é fácil criar uma composição para o café da manhã de um cachorro que fará com que o visualizador fique completamente perdido e confuso ao olhar para sua foto.
Felizmente, existem algumas diretrizes muito simples que podem ajudá-lo a gerenciar e organizar os elementos em seu quadro, com base na percepção humana, como a regra dos terços.
Dica: muitas vezes você pode encaixar retratos na regra dos terços usando a sobreposição de grade no processamento.
7. O processador com excesso de zelo
Quando você está aprendendo a pós-processamento de imagens, pode ser fácil ficar tão animado a ponto de exagerar. Um erro comum que os iniciantes costumam cometer ao processar é adicionar muita saturação e nitidez às imagens, o que resulta em fotos que parecem exageradas e totalmente irrealistas.
Outro erro de processamento para iniciantes é o usar HDR extremo, que rouba as sombras e realces das imagens, fazendo com que pareçam, na melhor das hipóteses, irreais ou, na pior, simplesmente horríveis.
Dica: use seu histograma para se certificar de que possui um ponto preto e um ponto branco.
8. Falha no backup do arquivo
Um dos perigos da fotografia digital é o potencial de falha relacionada a tecnologia, e isso inclui o cartão de memória pelo qual você armazena seus arquivos de imagem. Se você tiver apenas uma cópia de seus arquivos de imagem armazenada, e a unidade onde eles estão armazenados falhar, lá se vão todos os seus arquivos de imagem.
Isso pode causar contrangimento para você e decepção para seus clientes. Portanto, certifique-se de ter uma segunda cópia de suas imagens armazenadas em algum lugar, em um disco rígido externo ou serviço de armazenamento em nuvem.
Dica: usar o armazenamento em nuvem e cartão de memória extra é uma ótima ideia para não perder suas imagens.
9. Saiba a hora certa para aproveitar a luz do dia
Você pode estar fotografando na hora errada do dia. A maioria dos iniciantes acha que o melhor horário é nos momentos mais claros do dia, como o meio-dia. O medo de não ter luz suficiente e aumentar meu ISO (e obter imagens granuladas) significa que você possa procurar a área com mais luz.
O problema é que fotografar com uma luz muito forte, por exemplo ao meio-dia, não vai lhe dar as belas imagens que você deseja! Naquela hora do dia, quando a luz vem diretamente de cima, é incrivelmente desfavorável para o assunto, porque ocorrem "pontos quentes" brilhantes na pele do assunto.
Também é muito mais difícil conseguir uma boa exposição quando há muita claridade, pois o contraste entre as áreas claras e escuras é muito mais extremo, e isso pode ser um problema se você ainda estiver fotografando em modo automático ou em um dos modos semiautomáticos, como o modo de prioridade de abertura.
Dica: Aproveite para fotografar durante momentos com luz do dia equilibrada.
10. Balanço de branco automático
Você sabe quando suas imagens parecem todas amarelas ou muito azuis? Isso ocorre porque o equilíbrio de branco pode estar incorreto. O Balanço de Branco Automático pode ser incrível às vezes, mas em outros casos, poderá deixar tons de pele em cores estranhas.
A boa notícia é que ele pode ser facilmente corrigido - seja no pós-processamento usando um software, como o Lightroom, ou configurando o equilíbrio do branco na câmera ao capturar a imagem.
Dos dois, é melhor definir seu próprio equilíbrio de branco personalizado ao capturar a imagem, em vez de tentar corrigi-lo no pós-processamento, pois dessa forma, você começará a ver quando seu equilíbrio de branco está muito azul, amarelo, magenta ou verde.
É notoriamente difícil "ver" a cor correta quando você está começando, então acertar na câmera economiza horas de frustração e bate sua cabeça na tela do computador.
Dica: Aprenda a equilibrar os brancos desde o começo de sua jornada como fotógrafo.