A atualização OB48 do Free Fire chega no dia 26 de fevereiro de 2025, trazendo um monte de novidades para os jogadores. Entre as principais mudanças, estão a nova mecânica "Meu Mundo", que permite moldar o campo de batalha, otimizações nos itens de dispositivo, ajustes na capacidade da mochila, melhorias no Contra Squad e um upgrade no modo Lobo Solitário, além de melhorias nos personagens, armas, mapas e mais.
Meu Mundo
Com a nova mecânica de personalização do mapa, os jogadores agora podem utilizar oficinas espalhadas pelo campo de batalha para alterar o ambiente a seu favor. Dentro dessas oficinas, será possível escolher e construir Artefatos Tecnológicos que adicionam vantagens estratégicas à partida.
Entre os recursos disponíveis, estão o Hipercrato, que libera armas especiais e itens depois de um curto tempo de espera, o Gerador de Cogumelos, que cria cogumelos especiais com diferentes efeitos e pode até conceder moedas FF, e o Super Radar, que escaneia a área e revela a localização dos inimigos no minimapa.
Quanto mais os jogadores participarem do evento "Meu Mundo", mais artefatos poderão ser desbloqueados, aumentando ainda mais as possibilidades táticas durante o jogo.
Otimização de itens de dispositivo
Para deixar a jogabilidade mais fluida e intuitiva, os itens de dispositivo foram reformulados com efeitos visuais aprimorados e maior facilidade de uso. Agora, certos dispositivos estão melhor organizados dentro do HUD do Cartão de Habilidade Ativa, tornando a troca e ativação mais rápida. Entre as mudanças mais notáveis, os Drones foram incluídos nesse sistema, permitindo um uso mais eficiente.
A Plataforma de Lançamento, por sua vez, agora conta com uma versão aprimorada que permite usos ilimitados, com um tempo de recarga adequado para equilibrar a partida. Além disso, foram adicionadas novas opções para os Cartões de Habilidade Ativa, incluindo versões que possuem usos ilimitados, mas exigem um intervalo maior entre cada ativação.
Mochila maior, mais espaço para armas
Uma das mudanças mais aguardadas pelos jogadores foi o aumento da capacidade da mochila. Antes, muitos sentiam que o limite de espaço atrapalhava a escolha de equipamentos, principalmente para aqueles que preferem metralhadoras e armamentos mais pesados.
Com a nova atualização, os níveis de mochila tiveram um aumento significativo na capacidade, reduzindo as limitações e permitindo maior flexibilidade na seleção de armas e suprimentos. Para equilibrar a jogabilidade, algumas munições, como as de Sniper e Shotgun, ficaram mais pesadas, o que exige uma estratégia mais cuidadosa na administração dos recursos durante a partida.
Contra Squad

O modo Contra Squad também recebeu ajustes significativos para tornar as partidas ainda mais dinâmicas e envolventes. Durante o evento Minha Zona, os jogadores terão a chance de votar nos elementos de jogabilidade que desejam ver implementados nas partidas, criando um sistema mais personalizado e interativo.
Outra mudança importante foi a reformulação dos Airdrops, que agora serão conhecidos como Hypercrate Drops. Essa nova versão oferece uma área de captura ampliada e maior proteção ao redor, permitindo uma disputa mais equilibrada e tática entre as equipes que tentarem garantir os suprimentos valiosos dentro da partida.
Modo Lobo Solitário melhorado
O modo Lobo Solitário, conhecido por proporcionar duelos intensos e desafiadores, recebeu diversas melhorias para aprimorar a experiência dos jogadores. Uma das principais novidades é a adição do Modo Duelo, que permite desafiar diretamente um amigo do grupo para um confronto direto, tornando as batalhas ainda mais emocionantes.
Além disso, algumas alterações foram feitas nos mapas, com a remoção de espaços considerados excessivamente complexos e a adição de novos layouts que equilibram melhor a jogabilidade. Essas mudanças visam proporcionar partidas mais fluidas e estratégicas para os jogadores que curtem esse modo específico.
Personagens
Koda teve sua habilidade ajustada para reduzir o tempo de recarga e aumentar sua mobilidade durante o efeito Visão Boreal. Wolfrahh agora recebe menos redução de dano na cabeça, incentivando os jogadores a aprimorarem sua mira.
Lila agora pode aplicar o efeito de desaceleração em inimigos atingidos por Rifles de Precisão, aumentando sua versatilidade. Nikita, por sua vez, recebeu um aprimoramento em sua habilidade anti-cura, tornando-a uma opção forte contra personagens que dependem de regeneração.
Além das mudanças nos personagens, a atualização traz ajustes menores para otimizar a jogabilidade. O manequim de Santino agora pode ser utilizado mais facilmente perto de Paredes de Gel, e a descrição da habilidade de Paloma foi ajustada para melhor compreensão dos jogadores.
O novo personagem: Óscar
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A atualização introduz Óscar, um vigilante noturno que divide sua vida entre os estudos e a luta contra o crime. Ele recebeu um traje de batalha especial que aprimora suas habilidades, permitindo que ele cause estragos nas defesas inimigas. Sua habilidade, chamada Impacto Insano, possibilita uma investida contra os oponentes, lançando-os para longe e destruindo Paredes de Gel no caminho.
Ignis e sua nova habilidade

Ignis sempre foi um dos personagens favoritos dos jogadores, mas sua habilidade precisava de mais impacto. Agora, seu Paredão de Fogo lança uma barreira flamejante de 10 metros que se desloca pelo campo de batalha. Qualquer inimigo ou Parede de Gel que entrar em contato com essa barreira sofrerá dano imediato e um efeito de queimadura por alguns segundos.
Ajustes nas habilidades de Pontos de Escudo

O sistema de Pontos de Escudo passou por ajustes para evitar desequilíbrios quando algumas habilidades eram combinadas. Personagens como Xtrema, Shani, Luqueta e Antonio foram modificados para reduzir a acumulação excessiva de escudo.
- Xtrema agora recebe menos Pontos de Escudo ao ativar sua habilidade e ao eliminar inimigos.
- Shani concede menos escudo aos aliados e o efeito desaparece mais rapidamente.
- Luqueta vê seu aumento de Pontos de Escudo reduzido por eliminação.
- Antonio agora começa a partida com menos escudo e tem recuperação ajustada.
Mapas
Os pontos interativos raros agora estão melhor distribuídos nos mapas Bermuda, Purgatório, Kalahari e Alpine, garantindo mais estratégia nas partidas. Os Arsenais foram realocados para evitar aglomerações no centro do mapa, e Pontos de Reviver foram adicionados no Moinho e Torre do Relógio, enquanto o de Kota Tua foi removido.
Para melhorar a movimentação, lançadores de jogadores foram colocados em Rim Nam Village, Mill e Blue Ville, permitindo rotações mais dinâmicas. Outro ajuste foi a movimentação da máquina de vendas do Hangar para dentro da área.
Para evitar que jogadores abusem de pontos inalcançáveis, um novo sistema de deslizamento foi implementado. Agora, ao pisar em um declive com mais de 75°, você deslizará automaticamente. Em inclinações acima de 85°, a velocidade do deslizamento será ainda maior. Esse ajuste é válido para todos os mapas, exceto Kalahari.
Bermuda ganha um visual desértico

O mapa Bermuda agora conta com um novo visual inspirado no deserto, com decorações e padrões regionais na Torre do Relógio. Durante partidas, pode ocorrer um evento temático do Ramadã, onde o céu muda para um belíssimo crepúsculo e barracas de comida aparecem no mapa. Comer nessas barracas concede bônus de recuperação de EP e dano extra contra Paredes de Gel.
Além disso, camelos foram adicionados ao mapa e podem ser interagidos para obter itens extras!
Armas

O arsenal do jogo também recebeu grandes ajustes, com a chegada de reforços especiais em algumas armas:
- Infravermelho: M82B ganha efeitos térmicos.
- Infinito: M60 e MP5 com munição ilimitada.
- Focado: AK47, MAG-7 e Bizon ganham mais precisão. Esses boosts podem ser encontrados em saques terrestres, Arsenais e Baús de Guerra no modo BR e como itens cibernéticos na loja CS.
Além disso, para tornar os impactos mais realistas, novos efeitos sonoros foram adicionados para tiros que acertam paredes de vidro, armaduras, caixas destrutíveis e corpos. Agora, o som do combate está mais claro e preciso, melhorando a percepção da batalha.
Rifles de precisão e de assalto
Para equilibrar o dano, os rifles SKS e AC80 tiveram um aumento no dano de tiro na cabeça em 20%. Já o AWM e VSK94 agora registram melhor os impactos, enquanto o Kar98K recebeu um buff de velocidade de recarga.
O PLASMA agora é exclusivo do mapa Bermuda e teve aumento na velocidade de recuperação de energia e taxa de tiro. A Arma de Escudo também foi ajustada para se tornar mais devastadora em NexTerra, com dano e penetração de armadura aumentados.
A Thompson, por sua vez, teve um aumento de 4% no dano para manter sua letalidade após ser removida da seleção padrão de armas.
Pistolas, espingardas e explosivos
- M1917 e G18 receberam aumentos de precisão e dano.
- A Carga Extra agora recarrega 20% mais rápido.
- Granadas e M79 tiveram o dano mínimo aumentado de 40 para 60.
- Colete Lv.2 e Lv.3 agora oferecem maior proteção contra explosões.
Jogabilidade

O modo CS agora faz parte do Guerra de Guildas, trazendo mais opções de combate para os times. Além disso, a Garena está pegando pesado contra trapaças: guildas flagradas usando hacks podem perder pontos ou até serem banidas. Outra mudança importante é que quem sair da guilda perderá todos os pontos acumulados na semana.
Depois do lançamento do Replay de Eliminação, muitos jogadores reclamaram que ele revelava informações demais sobre o posicionamento dos adversários. Agora, o minimapa fica oculto no replay para evitar vantagem indevida. O tempo do replay também foi dobrado de 5s para 10s, e informações mais detalhadas aparecerão ao ser eliminado por armas especiais como a M82B, VSS-III ou habilidades de personagens.
A atualização também traz alguns ajustes no Battle Royale:
- Drones agora mostram barras de vida visíveis.
- Moedas FF ficaram mais fáceis de identificar.
- Novo limite para granadas: agora dá para carregar no máximo 3 granadas.
- Quem for revivido no modo BR ganhará uma P90 em vez de uma Thompson.
- Jogadores offline por muito tempo serão removidos automaticamente de salas personalizadas.
- Opção para ativar/desativar Baús de Guerra nas configurações de salas personalizadas.
Novidades nas Guildas
As guildas agora têm mais personalizações! Foi adicionada uma skin exclusiva de Parede de Gel com o nome da guilda, que todos os membros poderão usar por tempo limitado. Também dá para exibir no perfil pessoal o nível da guilda e os rankings de Guerra de Guildas. Quem quiser turbinar a guilda pode ganhar pontos extras ao comprar itens com diamantes.
Página de Configurações
Muita gente achava a página de configurações desorganizada. Agora, ela foi reformulada com uma nova aba chamada "Durante a Partida", reunindo opções como Controles, Sensibilidade, Vibração e mais. Também foram adicionadas explicações visuais, ajudando os jogadores a entender melhor cada opção.
Mudanças no Sistema Ranqueado
Agora ficou mais fácil acompanhar seu progresso! Um pop-up vai aparecer sempre que:
- Você estiver próximo de subir de ranking.
- A temporada ranqueada estiver acabando.
- Você estiver prestes a ultrapassar a classificação de um amigo.
- Uma missão ranqueada diária ainda não tiver sido concluída.
- A sequência de derrotas ativar uma missão especial.
Além disso, duas novas categorias foram adicionadas: Platinum V e Diamond V, ajudando a distribuir melhor os jogadores no final da temporada.
Recuperação de conta melhorada
Agora você pode vincular sua conta a um e-mail de recuperação. Se esquecer a senha ou perder acesso à conta de mídia social, basta pegar um código no e-mail cadastrado para recuperar tudo.
Quando a atualização estará disponível?
A atualização de fevereiro do Free Fire será lançada às 01h do dia 26 de fevereiro de 2025 e, assim como nas versões anteriores, não haverá manutenção. Basta atualizar o jogo e partir para a batalha!