A Motorola enviou alguns snaps para analisarmos, um deles foi o Gamepad. Lançado em 2017, chegou o Gamepad na segunda geração de snaps da Motorola.

Ele é uma opção para quem curte games no smartphone. Lembrando que o funcionamento dos snaps são apenas para smartphones da linha Z da Motorola. A compatibilidade é muito boa, basta "plugar" o celular no Gamepad que automaticamente os dois se conversam.

Snap Moto Gamepad
Snap Moto Gamepad

A concepção do Gamepad é tornar o smartphone um console, similar aos consoles portáteis já existentes, aliado ao fato de possuir uma gama muito grande de jogos na Google Play. A ideia parece bastante promissora, mas será que vale a pena comprar o snap?

Bateria própria

Fique despreocupado, pois o Gamepad tem uma bateria própria. São 1035 mAh, com a promessa de 8 horas de jogo sem usar a bateria do smartphone.

Em nossos testes, obviamente não conseguimos ficar as 8 horas intermitentes jogando, mas bateria nunca foi problema nele.

As vezes que carregamos o smartphone, um Moto Z2 Force, deixamos o telefone plugado no Gamepad. Ele completa a carga no celular e depois carrega o pad.

Lembrando que o Moto Gamepad não alimenta o smartphone.

Ergonômico mas com alguns problemas

Ele foi pensado estruturalmente para acoplar bem o smartphone. Porém, os botões não são tão fáceis de tocar quando a mão está totalmente posicionada sobre o pad. A foto abaixo exemplifica:

Moto Gamepad - posição desconfortável
Moto Gamepad - posição desconfortável

OBS: Nenhum ser humano foi ferido durante as gravações. O Max tem gatos.

Outro ponto que não gostei muito, são os botões left e right frontais. Eles são pequenos e só funcionam com um dedo. Diferente de joysticks tradicionais, onde você posiciona quatro dedos nos dois top e bottom.

Direcionais analógicos são excelentes. Eles realmente funcionam bem, são ergonômicos, e as ranhuras seguram bem o dedo. Os botões X, Y, B e A juntamente com o direcional digital, precisam ser bem pressionados para funcionar. O controle conta ainda com botão Home, que é o botão home do Android, assim como um Select e outro Start. Esses podem ser configurados e utilizados dentro dos games.

Veja uma galeria de fotos do Gamepad:

Snap Moto Gamepad
Snap Moto Gamepad
Snap Moto Gamepad
Snap Moto Gamepad
Snap Moto Gamepad
Snap Moto Gamepad
Snap Moto Gamepad
Snap Moto Gamepad

Encontrando jogos

Não se iluda. Nem todos os jogos respondem aos comandos. É necessário que o jogo seja feito para suportar joysticks. A Motorola reservou um aplicativo exclusivo para games que comportam o Gamepad, o Moto Game Explorer. Posso dizer que encontrei alguns jogos dentro do app que já não funcionam mais, mas na sua grande maioria será possível jogar com o pad.

 

Moto Game Explorer
Moto Game Explorer

Conectividade

Ele possui uma USB do tipo-C para carregar o Gamepad, e uma saída P2 para fones de ouvido.

 

Conectividade do Gamepad
Conectividade do Gamepad

Vale a pena comprar o Moto Gamepad?

Custando na faixa de R$ 799, o snap usa como característica básica o poder de conexão com smartphones da linha Z. Sem necessidade de pareamento, bluetooth ou qualquer outra tecnologia, o Moto Gamepad é um acessório que pelo preço não vale a pena comprar.

Um controle bluetooth você encontra por menos de R$ 100. Existem modelos que vem com uma presilha para acoplar o smartphone. Se você não possui um Moto Z, bem aí complica ainda mais.

Gamepad vs Mocute
Gamepad vs Mocute

É divertido usar? Sim, demais. Funciona corretamente? Sim. Porém, o preço matou sua viabilidade. Mesmo comprando um combo, Moto Z com versão Gamepad, ainda assim ele se torna caro. Quem sabe a Motorola baixa esse valor e viabiliza mais o produto que poderia dar certo.