A JBL PartyBox Encore Essential é uma caixa de som Bluetooth grande que surpreende pelo tamanho e facilidade de transporte, graças à alça no topo. Mas será que a PartyBox Encore Essential é realmente uma boa caixa de som Bluetooth? Confira agora neste review!
À primeira vista, a JBL PartyBox Encore Essential pode chamar a sua atenção com seus 100 W RMS de potência e luzes RGB. Entretanto, não é isso que dita a qualidade de som ou de construção de uma caixa de som. Veja a seguir nossa análise onde falamos a fundo sobre as características desta caixa de som desenvolvida pelo grupo Harman, que detém os direitos da JBL e é uma companhia atualmente pertencente à Samsung.
Aspectos físicos e funcionalidades
Assim como muitas caixas Bluetooth, a PartyBox Encore Essential possui certificação IPX4, que atesta sua resistência a respingos de água. Entretanto, ela se diferencia das outras ao contar com a possibilidade de controlar totalmente a reprodução das músicas através de um knob de volume com um botão no centro. Através dele é possível avançar ou retroceder a faixa de um álbum ou playlist, além de pausar ou retornar a reprodução da música.
Inicialmente, a possibilidade de controlar totalmente a reprodução das músicas pode parecer algo bobo. Entretanto, à medida que fui utilizando a caixa de som Bluetooth, percebi o quão prático é este recurso, pois por vezes o celular estava longe ou carregando na tomada. Inclusive, falando em carregamento de bateria, a PartyBox Encore Essential permite que o usuário a utilize como uma power bank, bastando conectar, por exemplo, o cabo do celular à porta USB na parte traseira da caixa, que é protegida por uma tampa emborrachada.
Por conta dos LEDs RGB, a PartyBox Encore Essential parece contar somente com um alto falante que se assemelha a um subwoofer. Porém, na verdade, ao se aproximar da grade que protege o driver (alto-falante), é possível ver um par de pequenos alto-falantes do tamanho 1 ou 2 polegadas logo acima do grande "subwoofer". Devido a este fato, o som produzido pela caixa de som não é exageradamente grave, como você poderá conferir mais a frente nesta análise.
Em termos de estrutura, a Encore Essential me passou confiança com seu plástico que me parece ter uma boa qualidade. Embora eu não tenha certeza sobre o nível de proteção contra respingos na parte frontal da caixa (tive medo de jogar água no dispositivo), sua traseira contém duas tampas emborrachadas que protegem todas as conexões (USB, de energia, P2 e P10). É interessante notar que o carregamento não é feito via USB, como a grande maioria das caixas de som Bluetooth, mas através de um cabo com conexão C7, a mesma utilizada, por exemplo, em consoles como o PS4.
O aplicativo da caixa de som serve para aplicar equalizações no som, controlar as luzes RGB (é possível desligá-las, caso queira) e atualizar o firmware. Instalei o app após um certo tempo de uso e notei que ele corrigiu o problema de detecção do nível de bateria da Encore Essential, então recomendo realizar o update de firmware logo que ligar pela primeira vez o produto.
Para aqueles que gostam de cantar suas músicas favoritas no microfone, a Encore Essential possui uma saída P10 (6,35mm) para microfones cabeados na sua parte traseira. É possível controlar o volume do microfone através de um knob que fica ao lado da conexão P10.
Carregamento e duração de bateria
Como falei acima, o carregamento da bateria da PartyBox Encore Essential é feito através de um cabo com conexão C7 (mesma do PS4) ao invés de USB. Isso permite obviamente um carregamento mais rápido da bateria. Segundo a JBL, a bateria é completamente recarregada em 3 horas e 30 minutos.
Ao utilizar a Encore Essential, achei o tempo de reprodução excelente e não precisei me preocupar em ficar a todo momento conectando ela à tomada. Embora o consumo de energia dela seja alto, sua célula de íons lítio possui uma capacidade de 17.76 Wh. De acordo com a JBL, a caixa de som é capaz de durar 6 horas no máximo antes de zerar a bateria.
Qualidade de som
A JBL PartyBox Encore Essential, apesar de parecer uma caixa de som Bluetooth de um único alto-falante, não é o caso. Logo acima do grande driver (alto-falante) que possui luzes LED RGB no entorno, há um par de pequenos alto-falantes de aproximadamente 1 ou 2 polegadas. Isso provavelmente ajudou a equilibrar o som produzido pela caixa, além de trazer uma definição maior para o espectro no geral.
Começando pelos graves, a Encore Essential certamente tem os médios graves levantados, dando uma sensação de preenchimento maior nas baixas frequências. Entretanto, felizmente esse aspecto foi implementado de forma a não invadir muito os médios e agudos, mantendo um bom nível de clareza geral na reprodução do som.
Os médios foram o que mais me agradaram de todas, considerando o espectro do som de ponta a ponta. Eles são doces, abertos, agradáveis, trazendo uma boa dinâmica para a música. Isso é importante, pois além das vozes, há diversos instrumentos musicais que dependem dessa faixa de frequência.
Indo para os agudos, encontramos uma boa definição e extensão pelo preço. De vez em quando há uma certa estridência, aspereza, mas depende do tipo de música, pois isso acontece mais quando há, por exemplo, saxofones e violinos. Além disso, quando há muitos instrumentos, o som pode vir a ficar um pouco "embolado" e perder definição.
O palco sonoro da Encore Essential é consideravelmente maior comparado às caixas menores. Certamente esse ponto se destaca bastante para quem está acostumado com soluções mais portáteis (leves e menores). Entretanto, não encare a portabilidade desta caixa como sendo algo limitador, pois ela não é muito pesada e sua alça faz um bom trabalho de distribuição de peso.
Conclusão
A caixa de som Bluetooth JBL PartyBox Encore Essential é um excelente custo-benefício considerando sua portabilidade e qualidade de som comparado a maioria dos modelos de funcionalidade semelhante no mercado. Atualmente, no site oficial da JBL, ela custa R$ 1.799 no boleto ou R$ 1.999 em 6x sem juros no cartão de crédito.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.