A organização da Game Developers Conference (GDC) informou na última terça-feira (30) que o Prêmio Pioneiro 2018 seria entregue para o co-fundador da Atari, Nolan Bushnell. Porém, logo em seguida, na quarta-feira (31), o comitê da GDC anunciou que a entrega do prêmio foi cancelada pelas varias acusações de assédio que Bushnell recebeu.
O comunicado oficial da GDC informa "O comitê do GDC Choice Awards [...] decidiu que não entregará o Prêmio Pioneiro no evento deste ano, seguindo opiniões adicionais da comunidade. A organização acredita que as escolhas [dos premiados] devem refletir nos valores atuais da indústria de games e vai dedicar a premiação deste ano para honrar os pioneiros e vozes não escutadas do passado".
— Official_GDC (@Official_GDC) 31 de janeiro de 2018
A atitude da GDC foi adotada pela repercussão que ocorreu nas redes sociais, onde vários representantes do mercado protestaram sobre a nomeação. Após a companhia anunciar que o prêmio seria concedido a Bushnell surgiram várias acusações e questionamentos nas horas consecutivas.
A desenvolvedora Brianna Wu publicou "A GDC escolheu honrar Nolan Bushnell neste ano, algo que eu acho totalmente inapropriado com o movimento #metoo acontecendo. Aqui vão alguns fatos sobre os assédios sexuais que ele cometeu na Atari nos anos 80. A Atari realizou várias reuniões em banheiras. Nela, o conselho convidava funcionárias com quem queriam ter relações e que eram pressionadas para entrar na banheira com os homens. Isso foi admitido pelo próprio Bushnell no livro Ultimate History of Videogames. Bushnell é uma figura importante. Mas este não é o ano para homenageá-lo".
1/ GDC is choosing to honor Atari founder Nolan Bushnell this year, something I find wildly inappropriate with the #metoo movement.
— Brianna Wu (@Spacekatgal) 30 de janeiro de 2018
Here are some facts about the sexual harassment Mr. Bushnell commited at Atari in the 80s.
Ao jornal San Francisco Chronicle, durante uma entrevista, Bushnell declarou "The Ultimate History of Video Games", que cita as reuniões nas banheiras feitas pela Atari, foi escrito por Stephen Kent e contém declarações do ex-designer do estúdio, Al Alcorn. Bushnell deu ao game Pong o codinome Darlene, em referência a uma mulher da empresa que tinha "a cintura mais fina". Algumas moças se sentem confortáveis comigo, outras não. Acho que a aura de poder e dinheiro é muito intimidante para um grande número de meninas".
Bushnell pediu desculpas através do seu Twitter, dizendo "Eu admiro a GDC por assegurar que a instituição reflita o que é correto, especialmente em relação a como as pessoas devem ser tratadas no ambiente de trabalho. E se isso significa que um prêmio é o preço pessoal que eu tenho que pagar para que a indústria seja mais consciente e sensitiva a esses problemas, eu admiro isso também. Se as minhas ações, ou as ações de qualquer pessoa que tenha trabalhado comigo, tenha ofendido ou causado dano a qualquer pessoa nas nossas empresas, eu peço desculpas sem ressalvas."
A statement from me pic.twitter.com/OfsrgaCmgW
— Nolan K Bushnell (@NolanBushnell) 31 de janeiro de 2018
Contudo, após este acontecimento, a GDC 2018 vai premiar o fundador da Double Fine, Tim Schafer com o prêmio Lifetime Achievement e o co-fundador da Vlambeer, Rami Ismail com o prêmio Embaixador. O evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de março nos Estados Unidos.