Depois de dois anos de trabalho e mais dois meses de planejamento, a PUBG (Players Unkonwn’s Battlegrounds) publicou em seu site um planejamento completo do ano de 2018. Brendan "PlayerUnknown" Greene é o responsável por exibir alguns detalhes do que está por vir, mas avisa que tudo está sujeito a alterações e que o objetivo da publicação do planejamento é receber a contribuição dos jogadores para a evolução do jogo BattleRoyale.
A primeira das novidades é a implantação de um novo mapa de ilha com tamanho 4x4m que será lançado no Servidor de Teste Experimental. A proposta do mapa reduzido serve para os personagens terem uma experiência mais intensa e rápida, revelando a densidade dos jogadores e aqueles com "pavio curto".
Também está previsto para chegar ao servidor de testes o novo sistema de emotes. A corporação pretende expandir a gama de emotes o ano todo, e quer que os jogadores sempre dêem seu feedback. Sobre o design do jogo, Greene confessa estar trabalhando duro com a equipe, planejando modos de jogo novos e interessantes para o PUBG, mas que ainda está no começo do desenvolvimento dos detalhes e por isso ainda não há como mostrar alguma evolução.
O que ele pode afirmar que está sendo feito, são os novos veículos, armamento e anexos de armas, objetos que vão ser adicionados na primeira metade do ano. Uma das armas novas é a 7.62, que logo chegará ao servidor de testes.
Tem mais coisas prontas para serem testadas, como conquistas, lista de amigos do jogo, bate-papo por voz no menu principal, a penetração da bala em partes do corpo e nos veículos, e a personalização de personagem, que mais tarde ganharão máscaras de para-quedas e algumas armas. Além disso, o sistema de animação será todo refeito, tanto para a primeira quanto para a terceira pessoa.
No roteiro, para além das revelações de novidades e do trabalho que está sendo feito, Greene comenta que a estabilidade, otimização e segurança são a maior prioridade da PUBG. Destaca: "não nos esquecemos da nossa principal responsabilidade para os nossos jogadores - proporcionar um ambiente estável, suave e seguro para desfrutar de uma excelente experiência Battle Royale."
E mais: "Continuamos nosso trabalho diário para combater os fraudadores, melhorar a estabilidade do servidor e otimizar ainda mais nossos servidores e clientes. É impossível resolver esses problemas de uma vez por todas, mas nosso objetivo é melhorar continuamente a este respeito."
Outros detalhes como o som, esports - onde o sistema de replay 3D é a chave que irá permitir que as organizações forneçam coberturas muito melhores das partidas competitivas -, o modo espectador e muito mais estão na lista de trabalhos a fazer, até que a experiência do Battle Royale esteja totalmente perfeita para os jogadores.
Ao final, é dito que ainda neste ano, um Portal do Desenvolvedor PUBG será incluído para dar acesso ao serviço API do jogo. O que nada mais é do que um blog de desenvolvimento e notas técnicas sobre atualizações de jogos. Já o serviço API servirá "para dar suporte aos desenvolvedores na comunidade, a fim de fornecer dados de jogadores e correspondentes em torno do desempenho da jogabilidade".
Essas foram as informações essenciais do "2018 PUBG Roadmap". E Greene termina dizendo que deve-se manter em mente que poderão ser adicionados mais conteúdos ao longo do ano que não foram ditos no roteiro, então todos os jogadores devem ficar antenados.