Os recentes lançamentos móveis dos jogos de gênero Battle Royale, PUBG e Fortnite, têm feito o mesmo sucesso que fazem nas versões de console e PC. Os dois jogos até já acabaram se envolvendo em uma polêmica envolvendo os jogadores que usam teclado e mouse para jogar, contra quem usa apenas o touch do celular.
Nesse contexto, a popularização do gênero trouxe uma alta gama de imitadores que tentam utilizar a mesma inspiração. Por isso, a desenvolvedora do Player’s Unkonwn Battleground, Bluehole Studio, decidiu começar um processo judicial e entrou com uma ação contra a NetEase, por violar direitos autorais e de marca registrada.
A NetEase é responsável pela criação dos jogos Rules of Survival e Knives Out. A PUBG Corp., que é a subsidiária pertencente à sul-coreana Bluehole, registrou um processo contra a desenvolvedora por ter copiado descaradamente o seu jogo.
O processo foi ajuizado no Tribunal Distrital dos EUA no norte da Califórnia, tendo uma queixa de 155 páginas em que lista um resumo extenso de elementos que explicam por que as regras da NetEase infringiram sua propriedade.
Inicialmente, os jogos da NetEase deveriam ser apenas para a plataforma mobile. Eles chegaram, inclusive, antes que a versão do PUBG mobile na Google Play Store e App Store. É realmente notável a semelhança entre os dois jogos, mas a grande questão é se essas violações apontadas pela Bluehole são suficiente para o tribunal.
Até porque o gênero battle royale não foi inventado pela PUBG, e ela tampouco é dona desse conceito de jogo, pois o modo já era usado a algum tempo. O conceito foi sendo melhorado ano a ano e tanto PUBG quanto Fortnite são apenas uma das maiores representantes. O que também pode ser provável é a NetEase ter planejado ultrapassar o sucesso do PUBG no mercado móvel, mas isso seria difícil de provar.
Por fim, a lei de direito autoral é bastante rígida e difícil de vencer, assim como é difícil também para o tribunal. E você? Acha que a Bluehole está certa? Quem deve vencer? Comente!
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.