O jogo mobile Mario Kart Tour está sendo o maior fenômeno de sucesso atualmente entre os jogos mobile e é se tornou maior game, para celulares, que a Nintendo já desenvolveu. Em sua primeira semana, de acordo com o site sensortower, o título voltado para celulares atingiu o número de 90 milhões de downloads, sendo 53,5 milhões feitos na Play Store (Android) e 36,5 milhões realizados na App Store (iOS).
Nostalgia
A primeira coisa que pensei ao baixar o jogo foi o fator nostalgia, pois foi um dos jogos que marcaram a minha infância (que jogo da Nintendo que não marca a infância?). Mario Kart é um jogo que fez sucesso desde o console Super Nintendo (SNES), que foi meu primeiro console. O título poderia até parar por aí que ficaria eternizado em minha mente e na de muitos, mas acabou se tornando uma franquia e apareceu nos consoles seguintes da desenvolvedora de jogos japonesa.
Apesar de haver mudanças em Mario Kart ao longo de suas gerações, passando por diversos consoles como, por exemplo, Nintendo 64, Game Cube, Nintendo Wii e por último, o atual vídeo game da Nintendo, o Switch, o jogo não mudou drasticamente sua mecânica em momento algum e mesmo assim manteve seu sucesso. A Nintendo fez isso com diversos jogos seus, por provavelmente querer manter a sensação de diversão que seus jogadores tiveram no início.
Gráficos
Os gráficos de Mario Kart Tour são básicos comparado a atual geração do título para o console Nintendo Switch e até a outras gerações passadas de consoles anteriores, não há como negar. Porém, qual é a fórmula da Nintendo mesmo? Nunca foram os gráficos. Basta ver os consoles dos concorrentes Sony e Microsoft. O foco aqui é a diversão, o enredo, a interação, a arte.
Além do citado acima, se pararmos para analisar os diferentes níveis de smartphones do mercado, com capacidades gráficas ruins, boas e excelentes, como a Nintendo faria para que todos pudessem jogar a sua criação? Justamente disponibilizar um game que possui gráficos bonitos e ao mesmo tempo não exija tanto poder de processamento gráfico do chipset dos celulares.
Jogabilidade
Obviamente, jogar Mario Kart Tour não lhe dará a mesma experiência comparado ao que se tem utilizando o controle de um console. Entretanto, a Nintendo conseguiu implementar os comandos, através da utilização dos dedos, de forma bem eficiente a meu ver. Caso você já tenha experiência com outros jogos da franquia Mario Kart, terá certa facilidade em entender a mecânica do game mobile, adaptando-se com mais facilmente aos comandos no celular (se não, demorará mais um tempinho, mas creio não ser nada "de outro mundo").
Após jogar por quase duas semanas, posso dizer que a jogabilidade de Mario Kart está sendo uma experiência um tanto quanto interessante e divertida, além de nem um pouco desgastante.
Microtransações
O Sistema de microtransações de Mario Kart Tour infelizmente é voltado para o sistema pay-to-win. Se a pessoa estiver disposta a pagar e tiver dinheiro disponível, ela terá uma vantagem considerável pois terá a sua disposição veículos melhores, planadores melhores, personagens que dão mais bônus na fase, entre outras vantagens.
Entretanto, em minha experiência, é possível sim jogar sem gastar um centavo e mesmo assim se divertir com o jogo. O game permite que você ganhe "rubis" e "moedas de ouro" completando missões do dia, ganhando insígnias, conseguindo boa colocação em certos campeonatos, além de lhe dar um bônus diário por acessar o aplicativo todos os dias. Há também bônus por fazer trilhas de três insígnias nas tabelas de categorias (como um "jogo da velha").
Conclusão
Indico de olhos fechados Mario Kart Tour para qualquer público, pois mesmo que a pessoa nunca tenha jogado nenhum game da franquia, ela ficará encantada com sua mecânica durante as corridas, seus personagens carismáticos e suas falas de efeito. Enfim, um jogo cheio de surpresas, diversos itens e veículos bem diferentes!
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.