A Sony acaba de anunciar que seu novo console se chamará, de fato, Playstation 5 e que será lançado no feriado dos EUA de 2020, ou seja, entre os meses de junho e julho. Isso vem para contradizer alguns rumores de que se achava que o console seria lançado mais para o final do ano que vem.
De acordo com o artigo publicado pelo site Wired, a Sony disponibilizou mais informações sobre a sua nova plataforma, focando mais em detalhes do controle do console. Confira abaixo:
O PlayStation 5 suporta ray tracing. Esta não é uma correção no nível de software. Segundo Mark Cerny, arquiteto de sistemas da equipe do PS5:
No hardware da GPU há aceleração de ray tracing. Acredito ser essa a afirmação que as pessoas estavam procurando
Segundo a Sony, os jogos físicos do seu novo console usarão discos ópticos de 100 gigabytes, que são inseridos em uma unidade óptica que funciona como um Blu-ray player com capacidade para "rodar" na resolução 4K.
Para ser possível jogar algum jogo, será necessário realizar a instalação de arquivos do game, porém ela será feita de uma forma um pouco diferente de como é realizada atualmente no Playstation 4. De acordo com Mark:
Em vez de tratar os jogos como um grande bloco de dados, estamos permitindo um acesso mais refinado aos dados
Será possível dessa forma instalar apenas uma parte do jogo caso o usuário opte. Por exemplo, no PS5 será dada a opção de realizar a instalação de apenas uma campanha multiplayer de determinado game e deixar para instalar depois a campanha single player ou também será possível instalar todos os arquivos e depois excluir alguma campanha quando ela for completada.
A interface de usuário do Playstation 5 ganhou uma interface completamente nova. Mark diz que:
Mesmo que seja bastante rápido para iniciar jogos, não queremos que o jogador tenha que iniciar o jogo
Os servidores da Playstation serão capazes de fornecer ao jogador em tempo real informações dentro do jogo como quais missões estão disponíveis no momento para serem realizadas.
A aparência do novo controle do PS5 possui várias semelhanças com o DualShock 4, mas há um pequeno buraco que servirá de "gatilho" e oferecerá vários níveis de resistência. Através dessa implementação, a empresa pretende dar uma sensação mais realista para o jogador ao disparar, por exemplo, um arco e flecha, pois a tensão irá variar de acordo com a tensão da corda em contato com a flecha.
Outro ponto revelado sobre o novo DualSchock foi o seu feedback mais preciso ao toque com motores de vibração mais eficientes do que os controles atuais.
O novo controle do Playstation 5 utilizará um conector USB-C para carregar sua bateria e possuirá células de íons lítio com maior capacidade. Mesmo com um peso mais avantajado, se comparado ao DualSchock 4, ainda será mais leve que o controle atualmente utilizado pelo Xbox.
É interessante lembrar que apesar do lançamento do PS5 estar marcado para daqui a pouco mais de um ano, há ainda diversos grandes jogos para a plataforma Playstation 4 como, por exemplo, Death Stranding, The Last of Us Part II e Ghost of Tsushima.
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