A Apple lançou em setembro deste ano uma novidade para os viciados em games: o Apple Arcade. Com ele, o usuário apenas precisa pagar uma taxa mensal para ter acesso a inúmeros jogos dos mais variados gêneros - e que não possuem cobranças extras depois de baixados.
De acordo com o vídeo divulgado pela própria Apple, os jogos disponibilizados na assinatura buscam fugir um pouco do mainstream. Isso não significa que não haverá jogos de tiro, corrida ou que seja, mas a ideia é que desenvolvedores de jogos produzam seus games exclusivamente para a Apple Arcade e fujam do convencional.
Apesar de fazer parcerias com companhias famosas de games, o Apple Arcade não inclui jogos já existentes no mercado. Mas ao mesmo tempo, os títulos desenvolvidos para a plataforma são encontrados apenas nela.
Algumas empresas que desenvolveram games para o Apple Arcade são a Annapurna Interactive, Bossa Studios, Cartoon Network, Finji, Giant Squid, Klei Entertainment, Konami, LEGO, Mistwalker Corporation, SEGA, Snowman, entre outros.
O site oficial da Apple ainda mostra que mais de 100 games serão adicionados à lista da assinatura em breve.
Como eu acesso o Apple Arcade?
Apesar de muitos acharem que se trata de outro aplicativo, ele está dentro da App Store e pode ser acessado por qualquer dispositivo Apple. É só procurar pela aba Arcade na App Store - ou o ícone de um controle gamer.
Ele funciona exatamente como a App Store: te mostra os principais títulos, recomendações pra você e games adicionados recentemente. Para quem já está acostumado com a loja de aplicativos da maçã, o Apple Arcade é totalmente intuitivo.
É importante ressaltar que o Apple Arcade é uma novidade do iOS 13. Então, qualquer dispositivo - inclusive Apple TV - com tvOS 13, iOS 13 e iPadOS 13 pode jogar.
Além disso, o usuário pode migrar entre dispositivos sem perder seu progresso e jogar off-line.
Explorando o Apple Arcade
Bom, vamos ao que interessa: o que o Apple Arcade tem a oferecer? A versão mostrada aqui é a para Macbook e está em espanhol.
Como mostrado na imagem acima, a página inicial do serviço tenta te convencer a assina-lo. Vamos descer a página e ver o que ela oferece.
Primeiro, é possível explorar os jogos por categoria como na App Store. Ao clicar em Ação, por exemplo, abre uma janela falando qual a principal característica desse tipo de game e mostrando os principais títulos desta área.
No fim da página há também uma animação com os títulos disponíveis na Apple Arcade e um botão "ver todos os jogos". Ao clicar neste botão, é possível ver os novos lançamentos. O Oficina da Net acessou essa página no dia 8 de novembro e, então, pôde ver títulos lançados antes disso.
Mas vamos ao que interessa: jogar! Como sabia que iria provar o um mês grátis (mais detalhes abaixo) da assinatura, busquei um jogo que me interessasse pra baixar e ver como funciona. Foi o caso do Murder Mystery Machine, da Blazing Griffin.
Depois de clicar em "provar grátis" fui levada a uma série de páginas pedindo meu login da Apple, depois confirmando meus dados e por fim autorizando a renovação da assinatura mensal automática (depois de terminado meu mês grátis).
Após concordar com tudo, o jogo foi baixado.
Críticas
Aí já entram as críticas ao Apple Arcade. Após baixar o jogo e voltar para a página inicial, não há nenhum espaço de "meus jogos" - como o Origin por exemplo oferece.
Dessa forma, para poder jogar, eu precisei pesquisar pelo game baixado, entrar em sua página e então clicar em "jogar".
Claro, não é um esforço gigantesco, mas pensando em uma pessoa que baixou diversos games e não consegue lembrar o nome todos, um espaço "meus jogos" seria bem útil.
Outra crítica a ser feita foi a falta de sincronia entre dispositivos. Após baixar o jogo no meu Mac e acessar o Apple Arcade no meu celular, nada apareceu. Como todos os dispositivos estão sincronizados - na teoria - pensei que apareceria uma notificação perguntando se eu gostaria de baixar o mesmo jogo no celular, por exemplo. Mais uma vez tive que pesquisar pelo game e baixa-lo.
Depois, quis tentar compartilhar minha assinatura com a minha família... mas a imagem com as informações desapareceu. Apenas depois de entrar nas configurações e ver o que estava compartilhado com a família que vi que estava acionado.
Mas quando pedi para um membro da minha família tentar acessar o Apple Arcade e ver se já estava sincronizado, mas mais uma vez, nada. Aparece para a pessoa que ela precisa assinar um mês grátis, mesmo minha assinatura estando compartilhada.
O jogo
Vamos ao jogo! Logo de cara já percebi que meu computador começou a esquentar... muito! Tenho o MacBook Pro versão 2018 de 256GB. Encerrei o jogo depois de menos de 30 minutos de gameplay e vi que a bateria tinha diminuído drasticamente - algo em torno de 50%.
Como se não bastasse, o jogo travou. Eu conseguia acionar os menus, mas ficou travado em uma tela e não conseguia sair dela. Foi quando decidi sair e reiniciar.Não sei se é do game ou se de repente há algo de errado com a minha máquina, mas eu diria que o Apple Arcade ainda não está 100%.
Bom, pelo menos a parte em que o jogo é retomado de onde o usuário parar em todos seus dispositivos é verdade! Após encerra-lo no computador, fui inicia-lo no celular e lá estava tudo como eu tinha deixado.
E as propagandas?
Como dito anteriormente, a ideia do Apple Arcade é fazer com que o usuário pague apenas uma mensalidade e não precise mais colocar a mão no bolso em nenhum momento. Isso inclui tanto compras dentro do app para auxiliar no desempenho do jogo quanto para tirar propagandas.
Ou seja: não há propagandas nos jogos!
Preço e disponibilidade
O Apple Arcade já está disponível em mais de 150 países que possuem acesso a App Store. Seu preço varia de país para país, sendo que no Brasil, o preço da assinatura é de R$9,90 por mês.
Por esse valor, até seis membros da família podem jogar. Para isso é preciso que um dos membros faça a assinatura.
Sobre o período de teste grátis, apenas alguns avisos: como praticamente todos os serviços do mesmo tipo, após o fim do período de um mês a assinatura é cobrada automaticamente. A Apple alerta que, para encerrar o período de teste sem pagar o valor de uma assinatura depois, é preciso cancela-la por meio das configurações do ID Apple com até um dia antes do vencimento.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.