Ao que parece, além do hardware da nova geração do Xbox, o Xbox Series X, haverá também melhorias significativas em termos de áudio. No novo console da Microsoft haverá um chip dedicado ao áudio dos jogos, que é capaz de oferecer mais possibilidades aos designers de som nos games. Com a nova implementação, os engenheiros de som não precisaram de processamento da CPU para conseguir efeitos de som e música durante os games.
Xbox Series X ganha chip dedicado a áudio que traz tecnologia inovadora
Já era sabido que o Xbox Series X iria ter aceleração de áudio 3D através de um chip de dedicado, porem o que não se sabia era o potencial desta tecnologia e mais, o que isso iria significar para quem desenvolve os sons dos jogos. Através da utilização da tecnologia Ray Traced Audio, é possível gerar sons bidirecionais (seria algo parecido ou baseado com o áudio binaural?) que interagem de maneira diferente a medida que o personagem anda pelo cenário, dando um realismo e uma imersão nunca vistos antes.
Como o Ray Traced Audio?
Sabemos que existe a tecnologia Ray Trancing que traz melhorias no visual do jogo, por trazer uma física aprimorada dos reflexos da luz em superfícies (leia mais sobre neste artigo). Mas o que seria o Ray Traced Audio? Basicamente, é uma simulação das interações entre as emissões de áudio, do personagem que está sendo controlado (assim como as ações com itens), com as superfícies do ambiente. Com o chip de processamento de áudio dedicado, o console fará os efeitos de áudio mudarem de maneira automática de acordo com o tipo de ambiente em que o jogador está (mudando inclusive o som quando o personagem estiver em um local fechado ou aberto).
Por exemplo, se você atirar dentro de uma caverna, o som emitido pela arma será diferente comparado ao tipo em um ambiente aberto, ao ar livre. Isto promete dar uma imersão maior ainda nos jogos.
Confira abaixo dois vídeos de demonstração da tecnologia Ray Traced Audio (utilize fones de ouvido de preferência):
Detalhes confirmados do Xbox Series X (anteriormente chamado de Project Scarlett):
- CPU Zen 2 de 8 núcleos e 16 threads
- 12 GPU Navi TFLOP na arquitetura RDNA 2
- SoC de 7nm altamente personalizado da AMD
- Memória GDDR6
- 2x 6TFLOPs de GPU do Xbox One X perf
- Potência de CPU 4x da geração Xbox One
- Pode oferecer até 40 vezes mais desempenho que o Xbox One em casos de uso específicos
- Sincronização adaptável suportada
- SSD super-rápido que pode ser usado como VRAM
- Suporta resolução de 8K (provável reprodução de mídia)
- Jogos a 120FPS
- Taxa de atualização variável (sincronização adaptativa / FreeSync)
- Sombreamento de taxa variável
- Raytracing confirmado com núcleos de raytracing dedicados
- Compatível com versões anteriores com milhares de jogos Xbox, Xbox 360 e Xbox One
- Novo controlador com um botão de compartilhamento dedicado
- Compatível com acessórios do Xbox One
Fonte: tweaktown
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