A Microsoft começou a testar seu serviço de streaming de jogos do Project xCloud para PCs com Windows 10 esta semana. A gigante do software está disponibilizando a versão de pré-visualização para todos os funcionários da Microsoft.
A Microsoft desenvolveu um aplicativo Xbox Game Streaming para Windows 10 que estará disponível na Windows Store. Assim como as versões Android ou iOS, o aplicativo requer um controle Bluetooth Xbox One, uma conta da Microsoft e uma boa conexão à Internet.
O aplicativo para PC também suporta streaming de jogos a partir de um console Xbox One local ou remoto, em vez de usar o servidor xCloud da Microsoft.
Há uma variedade de jogos disponíveis para os funcionários da Microsoft testarem, mas o aplicativo está atualmente está limitando o fluxos do streaming a 720p (HD) por enquanto. "Esta visualização interna está em resolução de 720p, logo teremos disponível 1080p", revela uma nota de suporte interna da Microsoft.
A experiência é muito parecida com a disponível no Android e iOS, mesmo na interface do usuário e na maneira como você acessa e transmite jogos. Certamente parece pronto para ser testado de maneira ampla, e é provável que a Microsoft a disponibilize para testadores beta do Xbox em breve.
A Microsoft também atualizou recentemente seus servidores blade do xCloud para incluir oito consoles Xbox One S em uma única instância do servidor, ou seja, o dobro da capacidade anteriormente testada.
Agora, a Microsoft está trabalhando para fazer a transição desses servidores xCloud para o processador Xbox Series X. Esse processador de última geração é muito mais poderoso e capaz de executar quatro sessões de jogos do Xbox One S simultaneamente em um único chip. Ele também inclui um novo codificador de vídeo interno que é até seis vezes mais rápido que o codificador externo atual que a Microsoft usa nos servidores xCloud existentes.
A Microsoft se comprometeu a lançar o xCloud este ano, com suporte ao controles de PlayAStation 4. O fabricante do Xbox planeja integrar o Project xCloud ao Xbox Game Pass no final deste ano, permitindo que os jogadores transmitam jogos do serviço de assinatura da empresa diretamente da nuvem.