A guerra de longa data entre jogadores que preferem utilizar um console PlayStation e os que preferem utilizar um console Xbox acaba de esquentar mais uma vez, afinal há poucas semanas vários detalhes sobre ambas as plataformas foram revelados, principalmente quando se trata do novo Xbox Series X que teve vídeos e imagens mostrando todos os seus detalhes.
Como o título já dá a entender, neste artigo iremos tratar sobre o que o novo console da Microsoft, o Xbox Series X tem que o seu arquirrival não tem, ou seja, as suas vantagens em cima do console da Sony. Caso você seja um fã da Sony, não se preocupe, também iremos fazer um artigo falando sobre o que o PlayStation 5 tem que o Xbox Series X não tem.
O que o Xbox Series X tem que o PlayStation 5 não tem?
Resumo Rápido (compatível com vários jogos)
Resumo rápido - ou Quick Resume - é uma funcionalidade do novo Xbox Series X e apesar de ser simples de entender, ela é um grande avanço em questão de otimização e funcionalidades. Esta tecnologia permite que o jogador tenha vários jogos abertos e que possa alternar entre eles, algo que até já é possível fazer no Xbox One S por exemplo, mas a grande diferença é que quando você retornar a algum dos jogos que havia aberto antes, você retornará para o exato mesmo ponto, lugar e progresso que estava sem precisar esperar o jogo abrir novamente ou haver grandes tempos de carregamento, basta voltar no jogo e jogar.
Isso é sem dúvidas uma grande notícia para os jogadores de consoles, afinal quem é que nunca passou raiva quando perdeu o progresso de um jogo só porque teve que abrir a Microsoft Store, não é mesmo? A única notícia ruim é de que nem todos os jogos irão suportar essa função e por enquanto também não sabemos quais vão suportar desde o início, então ainda é "esperar pra ver".
Variable Refresh Rate (VRR)
Aqui há mais uma coisa que o Series X tem que o novo PlayStation 5 não tem: Taxa de Atualização Variável. O que isso quer dizer? Em resumo, se você tem uma TV que suporte os 120Hz (que ambos os consoles irão suportar) e o VRR, em certo momento quando um jogo acabe por não conseguir manter os 120FPS - o que é totalmente normal - e a taxa caia para 110, por exemplo, a taxa de atualização da TV também irá alterar para 110 em conjunto com o FPS, assim criando uma imagem muito mais suave e adicionando ao elemento de imersão do jogo.
A tecnologia já está disponível em computadores há algum tempo e foi primeiramente lançada pela Nvidia com o nome dew G-Sync, agora já temos o FreeSync 2 na AMD e o G-Sync Ultimate que contam com alguns detalhes específicos que os monitores precisam atender para serem certificados com estas tecnologias mais avançadas.
Mais potência
De uma coisa temos completa certeza: ambos os consoles serão consideravelmente mais potentes do que as suas versões anteriores e que isso é bom para todos, independente de qual dos dois consoles você preferir comprar na hora que forem lançados.
Mas nesta guerra de potência bruta e especificações o Series X acaba por levar uma pequena vantagem em cima de seu competidor. Enquanto que o PS5 conta com 10.28TFLOPs, o Xbox Series X tem exatos 12TFLOPs de performance bruta, o que quer dizer que quando chegar a hora de puxar ambos os consoles aos seu limites, o Series X pode ter uma pequena vantagem de performance.
E você, já escolheu qual dos lados irá ficar na nova geração de consoles? Conte pra gente nos comentários!