No mês passado, a Sony tomou a decisão de reduzir a velocidade de download na Playstatuon Network (PSN) em seus consoles na Europa e nos EUA. Esta ação foi devido a um grande número de usuários simultâneos na rede, devido a quarentena forçada pelo Coronavirus (COVID-19). Até aquele momento, não se sabia se esta decisão se extenderia ou não ao Brasil, mas ao que parece, os brasileiros também serão afetados de acordo com o aviso no site da Playstation Network Brasil.
Confira a mensagem de notificação do site da PSN BR abaixo:
"As transferências de jogos estão mais lentas porque estamos trabalhando com ISPs para gerir o tráfego. Acreditamos ser importante mitigar os problemas de estabilidade da internet neste momento em que há um número sem precedentes de pessoas em casa para manter o distanciamento social. Agradecemos o apoio e compreensão da nossa comunidade."
Entretanto, temos que nos atentar que o site da PSN Brasil divide os anúncios com Portugal. Prova disso é o português de Portugal que você pode conferir na imagem acima. Ou seja, não podemos ter 100% de certeza, a não ser que haja testes de velocidade de download antes e depois da decisão.
CEO da SIE afirma que redução da banda não afetará outros recursos como o multiplayer
De acordo com Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment (SIE), a redução da velocidade não se estenderá a outros recursos, como o multiplayer. O CEO diz:
"Acreditamos que é importante fazer a nossa parte para resolver as preocupações com a estabilidade da Internet, pois um número sem precedentes de pessoas pratica o distanciamento social e se torna mais dependente do acesso à Internet. Os jogadores podem experimentar downloads de jogos um pouco mais lentos ou atrasados, mas ainda terão uma jogabilidade robusta. Agradecemos o apoio e a compreensão de nossa comunidade e de sua parte, pois tomamos essas medidas em um esforço para preservar o acesso de todos."
Iniciativas similares a da Sony devido ao Coronavirus (COVID-19)
Esta mesma iniciativa que a Sony teve, foi feita também por plataformas de streaming como Netflix, YouTube, Disney Plus, Amazon Prime Vide e Apple TV, onde foi reduzida a qualidade dos vídeos, na tentativa de reduzir a sobrecarga na rede de internet na Europa. Até o momento não há nenhum anúncio da empresa sobre a aplicação destas medidas no Brasil.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.