Recentemente a Sony decidiu suspender a Playstation Store na China sem data para volta. Segundo a conta oficial da empresa na rede social chinesa Weibo, o motivo da retirada foi uma "atualização de segurança".
"A PlayStation Store (PSN) foi temporariamente suspensa na China continental a partir das 7h do dia 10 de maio. Não há data nem hora para a retomada dos serviços.
A razão oficial apresentada é para realizar atualizações de segurança. Mas não está claro o que isso significa exatamente."
The PlayStation Store (PSN) has been temporarily suspended in Mainland China from 7am on May 10. No time or date given for resumption of services.
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) May 10, 2020
The official reason given is to carry out security upgrades. But it is unclear what this means exactly. pic.twitter.com/ZoU71zR9tX
Daniel Ahmad, analista da área, disse que "um fanboy do Xbox disse no Weibo que denunciou às autoridades elementos de backdoor que podem ser facilmente acessados para mudar o conteúdo para os disponíveis no exterior". Logo em seguida a PS Store ficou fora do ar.
A Sony não quis falar sobre os hackers de backdoor, que estavam agindo para permitir que chineses acessassem e baixassem conteúdo não licenciado para o país na região, levando assim ao fechamento da PS Store no Brasil.
De acordo com o site Reuters:
"Alguns fornecedores estavam oferecendo a quebra das restrições da PlayStation Store na China por uma taxa inferior a US$5 em plataformas de comércio eletrônico."
Atualmente as publicadoras de jogos estrangeiras e nacionais precisam de uma licença dos reguladores de conteúdo para lançar suas plataformas e conteúdos digitais na China. O resultado disso foi que apenas 13 games foram inseridos na Playstation Store chinesa no ano passado. Isso fez com que os fãs do PS4 ficassem frustrados e buscassem outras alternativas para comprar títulos populares.
Em um momento como este, onde todos estão em suas casas devido aos casos de Coronavírus (COVID-19), foi um "tiro no pé". Ao invés de ajudar os jogadores, a população, o governo chinês e a Sony estão fazendo ao contrário. Diversos desenvolvedores de jogos e distribuidores de games no formato digital estão fazendo o possível para oferecer uma distração para esta situação difícil que todos estão passando, e isto deveria ser adotado por todos em minha opinião.
O que você acha desta situação que os jogadores chineses estão passando? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!