Anunciado pela primeira vez durante o evento E3 2018, o serviço de streaming de jogos xCloud, chamado formalmente em seu início como Project xCloud, foi uma inovação revelada pela Microsoft. A ideia da empresa era levar seus jogos para todos os dispositivos possíveis, proporcionando a facilidade de se jogar a qualquer hora em qualquer lugar. Assim surgiu o projeto de fazer um serviço que fosse a "Netflix dos games", onde independente do hardware que a pessoa tiver, será possível rodar um jogo em boa qualidade em qualquer lugar que haja uma boa conexão com a internet.
Mas o que de fato é o xCloud? Como ele funciona? O serviço foi o primeiro a idealizar este tipo de estrutura? Entenda o xCloud agora.
O que é o xCloud?
O xCloud é um serviço de streaming de jogos onde o usuário poderá acessá-lo através do aplicativo Xbox Game Pass utilizando um smartphone Android, um console Xbox ou um PC. Para ser possível executar os jogos nos dispositivos, a Microsoft realiza o processamento através de 54 centros de computação em nuvem Azure, que estão hospedados em 140 países. Como todo o trabalho é feito através dos servidores do sistema de computação em nuvem Azure, da Microsoft, o smartphone, tablet, notebook, console ou desktop, não precisarão de poder de processamento para rodar os games.
O Project xCloud entrou em fase de testes em maio de 2019. Em outubro ele foi disponibilizado, ainda em formato beta para iOS e controles DualShock, da Playstation.
O xCloud foi o primeiro serviço de streaming de jogos a surgir?
Não, na verdade o primeiro grande serviço de streaming de jogos que surgiu foi o Playstation Now, que permitia que os jogadores rodassem jogos do Playstation 2, PS3 e PS4 no Playstation 4 e no PC. Entretanto, ele era e ainda é limitado pelo fato de se prender a somente duas plataformas (PS4 e PC) e necessitar de um controle DualShock 3 ou 4 no caso de o usuário estar utilizando um dispositivo que não seja o Playstation.
O grande rival do xCloud, o Google Stadia
O Project Stream foi o primeiro sinal da Google para videogames. O serviço foi anunciado oficialmente em outubro de 2018 juntamente com seu beta que utilizou o título Assassin's Creed Odyssey (quem participou recebeu uma cópia gratuita do jogo quando os testes encerraram). No ano seguinte, em 2019, o Google Stadia foi anunciado em março, durante a Game Developers Conference, e logo em seguida, em novembro, o serviço de streaming foi disponibilizado para alguns países (Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos) para um grupo limitado de usuários.
Em abril de 2020 a Google finalmente disponibilizou o Stadia ao público geral nos países que inicialmente começaram os testes em 2019. É possível executar o Google Stadia em qualquer dispositivo que tenha suporte ao navegador Google Chrome, entretanto, inicialmente o serviço estava preso ao smartphone Google Pixel e o Founder's Pack, que inclui um Chromecast Ultra e um controle Stadia.
Posteriormente, o Google Stadia foi expandido para os smartphones Samsung Galaxy, Razer Phone, Asus ROG Phone. Em seguida, os celulares OnePlus foram adicionados, além de outros smartphones Android (6 ou superior), que foram incluídos em caráter experimental. Ao mesmo tempo, controles por toque foram adicionados como alternativa para os dispositivos Android dos usuários que não possuem o controle do Stadia.
O que eu precisarei para acessar o serviço xCloud?
Para acessar o serviço xCloud é necessário possuir uma assinatura do serviço Xbox Game Pass Ultimate. O Xbox Game Pass Ultimate inclui o Xbox Live Gold (assinatura para jogar online), uma biblioteca de mais de 100 jogos para serem baixados no console da Microsoft ou no PC e descontos exclusivos. No primeiro mês é cobrado R$1,00 pela assinatura e depois R$39.99/mês.
No caso de smartphones ou tablets, é necessário baixar o app Xbox Game Pass através da Play Store (loja de aplicativos da Google para o Android), Samsung Galaxy Store ou na ONE Store.
O xCloud é compatível com os seguintes controles:
- Controles oficiais do Xbox One
- Controles oficiais do Xbox Series X
- Controles Xbox Adaptive
- Controles sem fio Xbox Elite
- Controles feitos para Xbox One de terceiros
- Controles DualShock 4
- Controles touch (smartphones e tablets)
- Controles Razer, PowerA, 8BitDo e Nacon (parceria da Microsoft para criação dos acessórios)
Lançamento e disponibilidade
O serviço de streaming de jogos da Microsoft, xCloud, irá ser lançado no dia 15 de setembro. Ele estará disponível para os seguintes dispositivos:
- Todos os consoles Xbox One
- PCs com Windows
- Smartphones e tablets com Android e iOS
O xCloud estará disponível inicialmente, em seu lançamento, para os seguintes países:
- Áustria
- Bélgica
- Canadá
- República Tcheca
- Dinamarca
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Hungria
- Irlanda
- Itália
- Holanda
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Eslováquia
- Espanha
- Coréia do Sul
- Suécia, Suíça
- Reino Unido
- Estados Unidos
Lista de jogos que o xCloud terá em seu lançamento
Confira abaixo e lista de jogos que o serviço de streaming xCloud terá em seu lançamento:
- Ark: Survival Evolved
- Bleeding Edge
- Costume Quest 2
- Crackdown 3 (campaign)
- Destiny 2
- F1 2019
- Forza Horizon 4
- Gears of War: Ultimate Edition
- Gears of War 4
- Gears 5 Ultimate Edition
- Grounded
- Halo 5: Guardians
- Halo Wars: Definitive Edition
- Halo Wars 2
- Halo: The Master Chief Collection
- Halo: Spartan Assault
- Hellblade: Senua’s Sacrifice
- Killer Instinct Definitive Edition
- Max: The Curse of Brotherhood
- Minecraft Dungeons
- The Outer Worlds
- Ori and the Blind Forest: Definitive Edition
- Ori and the Will of the Wisps
- Quantum Break
- ReCore: Definitive Edition
- Ryse: Son of Rome
- Sea of Thieves: Anniversary Edition
- State of Decay 2: Juggernaut Edition
- Sunset Overdrive
- Super Lucky’s Tale
- Tell Me Why
- The Bard’s Tale Trilogy
- Wasteland 2: Director’s Cut
- Wasteland 3
- Wasteland Remastered
- Yakuza Kiwami 2