Um usuário chamado "@daeken" publicou no Twitter um mod que permitia que os jogos do Nintendo Switch rodassem em Macs Apple Silicon (com chip M1). Embora sua implementação ainda não seja perfeita, devido às limitações técnicas da biblioteca MoltenVK runtime, responsável por "mapear a Vulkan para a Apple Metal graphics framework", a emulação parece muito promissora.
Confira o tweet de "deaken"abaixo:
No tweet postado por "daeken" há um vídeo onde o jogo Super Mario Odyssey está rodando no macOS. Porém, ao abrir o jogo, já é possível perceber as limitações técnicas. O desenvolvedor também instalou em seu notebook da Apple o título The Legend of Zelda: Breath of the Wild e muito provavelmente testará outros games.
De acordo com o site "the8-bit", o provavel motivo pelo qual a pessoa emulou os jogos do Nintendo Switch no Mac com chip M1 é para se ter a possibilidade de emular os jogos no iOS e iPadOS. No site é dito:
"Aparentemente, emular uma CPU Switch no Apple Silicon parece ser fácil, visto que o próprio Switch roda em um processador ARM.
Falando sobre a possibilidade de uma porta semelhante ao iOS, além do macOS, o desenvolvedor observa em uma resposta que "se o Hypervisor.framework for disponibilizado no iOS, portar seria bem fácil, imagino." O Hypervisor.framework é a mesma estrutura que permitiu inicialmente a um desenvolvedor virtualizar com sucesso o Windows ARM no Apple Silicon, de acordo com os relatórios do The 8-Bit."
Macs com chip M1 sido utilizado em diversas experiências interessantes
Desde quando os Macs com chip M1 foi lançado, os desenvolvedores têm feito diversas experiências e é incrível ver as possibilidades e o ritmo de testes que tem surgido. Porém, é importante salientar que a Nintendo é contra emulação e não é a favor de rodar seus jogos em outras plataformas (excluindo os games mobile desenvolvidos por ela ou com acordos). De qualquer forma, o caso acima é uma demonstração da incrível flexibilidade que chega junto com a arquitetura ARM utilizada no processador da Apple.
O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!