Anthem NEXT, a versão repaginada do título original, foi cancelada pela Electronic Arts. Na quarta-feira (24), Christian Dailey utilizou o site oficial da BioWare para anunciar o cancelamento do projeto.
"No espírito de transparência e encerramento, gostaríamos de compartilhar que tomamos a difícil decisão de interromper nosso novo trabalho de desenvolvimento no Anthem (também conhecido como Anthem NEXT). No entanto, continuaremos com o serviço ativo de Anthem funcionando como existe hoje."
A pandemia de Covid-19 foi citada como um problema no desenvolvimento. Segundo o produtor, isso fez com que fosse impossível continuar o projeto como o planejado.
"No entanto, 2020 foi um ano diferente de qualquer outro e, embora continuemos fazendo progresso em todos os nossos projetos de jogos na BioWare, trabalhar em casa durante a pandemia teve um impacto em nossa produtividade e nem tudo o que tínhamos planejado como estúdio antes do COVID-19 pode ser realizado sem colocar estresse indevido em nossas equipes".
A versão original de Anthem continuará contando com servidores online, porém o jogo não receberá mais atualizações.
O que seria NEXT
Anthem NEXT seria uma nova versão do RPG de ação que chegou ao mercado em fevereiro de 2019.
O título original foi esperado por muitos jogadores, porém o seu lançamento foi decepcionante e o jogo acabou recebendo diversas críticas tanto do público quanto da crítica, tornando-se um enorme fracasso.
Com Anthem NEXT, a Bioware tinha a intenção de entregar o título em uma versão mais parecida com a visão original do jogo, tentando fazer com que finalmente os jogadores recebessem o que tanto esperaram.
Christian Dailey afirmou saber que a situação é decepcionante para os jogadores de Anthem e disse que trabalhar no jogo foi uma das experiências mais desafiadoras e gratificantes de sua carreira.
O produtor aproveitou para agradecer a comunidade.
"À comunidade da Anthem, obrigado por sua paixão e criatividade. Seus comentários e sugestões certamente ajudaram a moldar a direção da equipe e, a título pessoal, sua gentileza e incentivo foram muito necessários no ano passado."