A Sony anunciou na manhã desta segunda-feira (01), o encerramento parcial de suas atividades no Brasil. O comunicado foi feito através dos canais oficiais da empresa nas redes sociais e pegou boa parte dos usuários de surpresa, apesar da empresa ter avisado que iria descontinuar sua atividade comercial no país em 2021.
Em um memorando interno o gerente de operações afirma que "a decisão visa fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo.".
Comunicado da empresa
A Sony Brasil informa que não irá mais produzir televisores, câmeras e equipamentos de áudio, porém outros serviços não serão afetados, como os games. Isso garante que o preço do PlayStation 5 não aumentará por conta do fechamento da unidade presente na região norte.
O motivo da saída é o fato da fábrica presente no polo indústrial de Manaus ter sido vendida para a Mondial no final do ano passado. Não há detalhes sobre a situação financeira da empresa, porém é provável que a saída se dê pelo baixo incentivo do governo federal em apoiar a permanência das multinacionais.
"[...] São 48 anos de história no Brasil e, nessa trajetória, agradecemos pela relação de confiança construída ao longo de todo tempo com a nossa forte parceria.", disse Clóvis Letie, gerente de operações da empresa.
Além da assistência técnica, outros serviços também irão permanecer em operação, tais como: PlayStation, Sony Music, Pictures Entertainment e soluções profissionais. O fechamento da fábrica não terá impacto no preço dos equipamentos que são comercializados nacionalmente.
" [...] Os produtos da PlayStation já não são produzidos no Brasil há alguns anos, eles são importados e nacionalizados de acordo com a legislação brasileira. Por isso, não teremos nenhuma alteração de preço em nossos consoles.", disse a empresa em nota ao Oficina da Net.
Fuga das multinacionais
No último ano várias fabricantes anunciaram que vão interromper suas atividades no Brasil, como a Ford, montadora de automóveis que fechou sua fábrica presente na região sul e que anunciou o fechamento de mais de 160 concessionárias no estado de São Paulo, com isso evidenciando que o país deixou de ser um atrativo para a instalação de novas redes comerciais.