Em setembro do ano passado, a Microsoft anunciou que estava negociando a compra da Zenimax, empresa responsável pelo estúdio Bethesta Softworks. Entretanto, compra assim não são feitas com facilidade e no início de fevereiro a União Europeia informou que no dia 5 de março iria ser dado o veredicto sobre a concretização da venda da Zenimax. Felizmente a aquisição da Zenimax pela Microsoft foi permitida pela União Europeia.
No comunicado da União Europeia é dito:
"A Comissão concluiu que a aquisição proposta não levantaria problemas de concorrência, dada a posição limitada de mercado da entidade combinada a montante e a presença de fortes concorrentes a jusante na distribuição de videogames. A transação foi examinada sob o procedimento normal de revisão da fusão."
Assim que o negócio for finalizado totalmente, a Microsoft irá possuir 23 estúdios originais. Entretanto, mesmo com a nova compra, a empresa planeja manter a Bethesda funcionando de forma separada, com a liderança já existente. Essa decisão funcionou bem para as empresas Mojang, Linkedin, e GitHub, que funcionam separadamente desde a compra.
A maneira como a Microsoft irá lidar com os futuros títulos da Bethesda será analisada "caso a caso", segundo o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer. Há a possibilidade de a Microsoft pode até não optar por lançar jogos exclusivos da Bethesda para o Xbox. Somente o fato de ter os títulos no primeiro dia na plataforma Xbox Game Pass, já poderá ser um grande atrativo para os jogadores assinarem.
Microsoft pode revelar seus planos no dia 23 de março
Atualmente, os objetivos da Microsoft para o Xbox estão concentrados no Xbox Game Pass e no xCloud, serviços que atingem milhões de pessoas. De qualquer forma, a Microsoft planeja delinear seus planos para o Xbox ainda neste mês. Dizem que haverá um evento de jogos que irá ocorrer no dia 23 de março, uma boa oportunidade para a Microsoft discutir sobre o futuro da Bethesda, do xCloud e Xbox Game Pass.
O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!