A indústria dos videogames oferece vários gêneros que podem ser explorados pelos jogadores, além de diversos subgêneros que também surgiram com o tempo. FPS, simulador, sobrevivência, mundo aberto... as opções são muitas e cada jogador tem suas preferências.
Para aqueles que gostam de mais liberdade e mapas maiores, assim como também se sentem atraídos por títulos que oferecem diversas atividades, os jogos de mundo aberto podem ser a melhor alternativa. Atualmente, a maioria dos jogos neste gênero são o que chamamos de "sandbox", títulos que oferecem uma grande variedade de opções para os fãs. Missões principais, missões secundárias, locais para descobrir, itens colecionáveis... a lista e as possibilidades variam entre cada jogo, mas um mundo aberto é quase sempre a certeza de que muito pode ser descoberto.
Mas, parece que terminar a campanha de um mundo aberto não é uma missão tão comum quanto se pode imaginar.
Os jogos de mundo aberto mais zerados pelos jogadores no PlayStation
Conforme mostra a lista do site MeuPS, a maioria dos jogos de mundo aberto são concluídos por menos da metade dos jogadores. Em grande parte dos títulos, a porcentagem chega a estar abaixo dos 40%.
Confira.
- Marvel’s Spider-Man - 50,8%
- Ghost of Tsushima - 50,02%
- Assassin’s Creed Origins - 38,2%
- Far Cry 5 - 36,7%
- Days Gone - 34,7%
- Horizon Zero Dawn - 34,1%
- Assassin’s Creed Odyssey - 30%
- The Witcher 3 - 29,8%
- Death Stranding - 28,6%
- Red Dead Redemption II - 28,2%
- Watch Dogs 2 - 24,9%
- Assassin’s Creed Valhalla - 19,8%
É curioso ver que grandes jogos da oitava geração, como Red Dead Redemption 2 e The Witcher 3, foram concluídos por menos de 30% dos seus jogadores no PlayStation. Uma boa explicação é o fato de tanto o sucesso da Rockstar quanto o grande título da CD Projekt Red serem jogos extremamente grandes.