Animal Crossing: Pocket Camp, versão mobile da popular franquia da Nintendo, ultrapassou US$ 250 milhões em receitas somando as microtransações da Play Store (Android) e App Store (iOS). A informação veio através do site da Sensor Tower, uma empresa especialista na análise do mercado de aplicativos mobile.
Lançado em outubro de 2017, Animal Crossing: Pocket Camp é um Spin-off da série lançado para plataformas mobile (Android e iOS). De acordo com o Sensor Tower, só em 2020, Pocket Camp chegou a gerar US$ 77,5 milhões em microtransações, um aumento de 23,6% comparado ao ano anterior. Neste ano, o game desenvolvido para celulares e tablets já obteve US$ 51,5 milhões.
Animal Crossing: Pocket Camp - Posicionamento no mercado de jogos mobile da Nintendo
Segundo o Sensor Tower, Animal Crossing: Pocket Camp atualmente é classificado como o segundo jogo mobile com maior receita da Nintendo. De acordo com os dados, Pocket Camp só perde para o Fire Emblem Heroes que já acumulou US$ 929,6 milhões em receita. Para efeito de comparação, Mario Kart Tour está em terceiro lugar no ranking de receita de títulos da Nintendo e arrecadou até agora US$ 243,7 milhões.
Japão é o país mais lucrativo para Animal Crossing: Pocket Camp
Ao analisar qual é o país que mais gastou com Animal Crossing: Pocket Camp, o Sensor Tower descobriu que o Japão representa 67,3% das microtransações mundiais de Animal Crossing: Pocket Camp, o equivalente a US$ 172 milhões. Os EUA estão logo abaixo, com 21% da receita total do game, enquanto a Coreia do Sul se encontra em terceiro lugar com somente 1,8%.
App Store é a loja de aplicativos com maior receita
De acordo com o Sensor Tower, a loja de aplicativos da Apple, a App Store, é responsável pela maior parte dos gastos dentro de Animal Crossing: Pocket Camp, correspondendo a 61% das microtransações do game. Já a Play Store, loja de apps desenvolvida pela Google para o Android, conta com 39% da receita total de Pocket Camp.
Quando vemos o número de instalações (downloads) de Animal Crossing: Pocket Camp, observa-se que a diferença entre as lojas de apps não é tão grande quando comparado com a porcentagem de receita obtida. Na App Store temos 54% do total de downloads do título da Nintendo, enquanto a Play Store corresponde a 46%.