Dado o sucesso do Xbox Game Pass da Microsoft, a Sony parece começar a "movimentar os pauzinhos" para lançar um serviço de assinaturas de jogos de funcionamento semelhante ao de sua arquirrival. Apesar de parecer tarde, o site Bloomberg afirma que pessoas familiarizadas com o planejamento da empresa confirmam a existência de um projeto que resultará na criação deste sistema, o que inclui documentos que já sugerem o ínicio das atividades.
Jason Schreier, do Bloomberg, postou no Twitter dizendo:
"A Sony está planejando um novo serviço de assinatura, de codinome Spartacus, para o Xbox Game Pass. Ele está sendo apresentado como um serviço de três camadas que unirá o PlayStation Now com o PlayStation Plus. O nível mais alto pode incluir jogos PS1 / PS2 / PSP."
SCOOP: Sony is planning a new subscription service, code-named Spartacus, to take on Xbox Game Pass. It's being pitched as a three-tier service that will merge PlayStation Now with PlayStation Plus. Highest tier could include PS1/PS2/PSP games https://t.co/rz5tC3ExcR
— Jason Schreier (@jasonschreier) December 3, 2021
Identificado como Spartacus, o novo serviço de jogos que está sendo desenvolvido para os consoles PlayStation terá uma taxa mensal pelo acesso e um catálogo de títulos modernos e clássicos. Acredita-se que a assinatura esteja disponível para usuários do PS4 e do PlayStation 5.
Como irá funcionar
Segundo as informações obtidas pelo Bloomberg, o novo serviço de jogos da PlayStation irá unificar dois planos de assinatura oferecidos pela Sony atualmente, o PlayStation Plus e o PlayStation Now. Ao analisar alguns documentos, é dito que a marca PlayStation Plus será mantida e a PlayStation Now será descontinuada.
Sobre a PlayStation Plus
A PlayStation Plus é uma assinatura necessária para jogar títulos no modo multiplayer online. Ainda há outros benefícios também como, por exemplo, a oferta de títulos gratuitos todos os meses.
Sobre a PlayStation Now
Um serviço criado para transmitir e baixar jogos mais antigos, a PlayStation Now é uma forma de oferecer a retrocompatibilidade de jogos digitalmente. Exemplo: é possível fazer o download de jogos para PS3 e PS2 para jogar no PlayStation 4 e no PS5. É possível utilizar a plataforma em dispositivos "não-PlayStation", mas é necessário que o jogador tenha um controle DualShock 3, DualShock 4 ou DualSense.