O FIFA 22 é mais um grande sucesso da franquia, que todo ano se mantém entre os títulos mais jogados em variadas plataformas. Agora, após o jogo ter sido oferecido no PS Plus e ter entrado no catálogo do Game Pass, a versão atual do game de futebol ganhou ainda mais jogadores. Hoje, te damos dicas importantes para ganhar mais partidas no FIFA 22 e tirar sarro de seus amigos!

O FIFA 22 está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC

Dicas para ganhar mais partidas no FIFA 22

Marcação com os volantes

Saber posicionar os volantes é muito importante (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)
Saber posicionar os volantes é muito importante (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)

Uma boa marcação é um passo importante para se tornar um jogador melhor no FIFA. Com uma marcação eficiente, você consegue diminuir as chances de gol do adversário, além de também garantir mais tempo com a bola na sua posse. Algo extremamente importante, que muitos jogadores não sabem, é que a marcação com volantes é de extrema importância no FIFA.

Por exemplo, em jogadas que o adversário estiver atacando pelas laterais do campo, dar o bote com o seu lateral normalmente não é a melhor opção, assim como puxar o zagueiro é uma escolha totalmente errada. O certo nesses momentos é controlar um de seus volantes e acompanhar a jogada a distância, muitas vezes o posicionando mais centralizado. Seus laterais e zagueiros, assim como atletas de outras posições, se movimentarão automaticamente cobrindo suas posições, e controlando o volante você poderá se posicionar estrategicamente para interromper a jogada na hora certa. Além disso, ao dar o bote direto com jogadores de outra posição, você pode falhar e criar buracos na sua zaga, algo que também é evitado com um bom controle de seus volantes.

Toque de bola tranquilo e preciso

FIFA é um simulador, o que significa que no título da EA há muito do que vemos no futebol real. Então, tentar jogadas de ataque sem tranquilidade diminuirá muito as suas chances de acerto. Toque a bola de maneira tranquila, não realize toda hora investidas mais ofensivas, gire o jogo para abrir espaços e então encaixar ataques mais certeiros como passes no vazio, enfiadas entre os zagueiros e lançamentos em profundidade. Forçar essas jogadas a cada instante te deixará sem repertório e o adversário terá maior facilidade para conter seu time ofensivamente.

Claro que o estilo de cada jogador pode variar, mas não importa com seja sua tática, ter calma com a bola sempre será importante. E você deve lembrar que quanto mais tempo você tiver o domínio da bola, menos tempo sobrará para o adversário realizar ataques.

Use as táticas defensivas e ofensivas

Saiba aproveitar as táticas ofensivas e defensivas (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)
Saiba aproveitar as táticas ofensivas e defensivas (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)

O recurso é ignorado por alguns jogadores de FIFA, mas é extremamente importante no andamento das partidas. Nas setas, durante os jogos, você pode utilizar táticas ofensivas e defensivas, como pedir mais apoio dos laterais no ataque ou ordenar que o time pressione mais, por exemplo.

Essas instruções acabam fazendo total diferença em diversos momentos caso você saiba as utilizar da maneira correta. O apoio dos laterais é excelente para conseguir mais alternativas de ataque, importante principalmente quando você está atrás no placar e precisa marcar logo. Já a instrução para voltar com atacantes é interessante para quem deseja proteger o resultado. São diferentes possibilidades, e elas fazem diferença real nos jogos.

Saiba criar uma tática

Criar uma tática certa é extremamente importante no FIFA, já que isso também pode decidir os resultados das partidas. Procure por um esquema que esteja mais adaptado ao seu jogo e trabalhe em cima dele. Utilize as instruções individuais e gerais de equipe, molde o time de acordo com seu estilo de jogo.

Criar esquemas para posturas defensivas e ofensivas também é muito útil para ter uma mudança rápida durante as partidas. Embora o seu desempenho em campo seja o grande principal, montar uma tática correta e escalar bem seus jogadores são elementos que fazem total diferença, já que a inteligência artificial permite que os atletas virtuais sigam suas instruções.

Utilize a aproximação e a ultrapassagem

Utilize o R1/RB para pedir a aproximação de outros jogadores enquanto estiver criando jogadas de ataque, não esqueça do recurso pois ele é muito útil para conseguir tocar a bola com mais tranquilidade na busca por espaço. Caso você corra no R1/RB, a aproximação é solicitada no R2/RT.

Além disso, para furar a linha de defesa do adversário você pode utilizar o L1/LB para solicitar que algum jogador realize uma corrida ofensiva perfeita para receber passes profundos e lançamentos. Vale lembrar que você deve estar virado para o jogador para pedir que ele corra.

Não tenha medo de chutar

Arrisque o chute! (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)
Arrisque o chute! (Imagem: Oficina da Net/Gregory Felipe)

Você não deve ter medo de chutar no FIFA. Nem sempre é melhor criar a oportunidade perfeita dentro da área, e muitas vezes os chutes de média e longa distância podem ser armas poderosas. Os famosos "chutes do meio da rua" podem muitas vezes resultar em golaços, assim como chutes próximos da área tem grandes chances de acerto.

O importante é entender que você não precisa, e nem deve, procurar sempre pela oportunidade perfeita, aquela que você deixa o atacante sozinho com o goleiro, pois nem sempre será fácil consegui-la e você poderá perder bons ataques poderiam render chutes perigosos. Chute da entrada da área, não tenha medo de dar chutes cruzados e acredite em suas finalizações. Você poderá conseguir muitos golaços ou rebotes que resultarão nos golzinhos chorados que muitas vezes decidem partidas.