Grand Theft Auto 6 (GTA VI) teve o código-fonte e vídeos de gameplay vazados após um hacker invadir o servidor Slack da Rockstar Games e o wiki do Confluence. A informação foi relatada pelo site BleepingComputer, onde é dito que o cibercriminoso chamado "teapotuberhacker" publicou no GTAForums um link com um arquivo RAR que continha 90 vídeos roubados.
Os vídeos roubados contêm imagens de depuração (debugging) de diversos recursos de GTA 6 como, por exemplo, ângulos de câmera, rastreamento de NPC e locais de Vice City, além de conversas de voz entre o protagonista e outros NPC (Non Playable Character ou Personagem Não Jogável). Para quem não sabe, debugging é o processo de localizar e reduzir os erros/defeitos em um software.
GTA 6 tem código-fonte e vídeos vazados após invasão de hacker
Segundo o hacker, ele conseguiu roubar o "código-fonte e ativos do GTA 5 e 6, compilação de teste do GTA 6". No momento, o cibercriminoso está tentando extorquir a Rockstar Games para que a desenvolvedora impeça que mais dados sejam vazados. Além disso, ele diz que está aceitando ofertas acima de US$ 10.000 pelo código fonte e ativos de GTA V, mas nada foi dito sobre GTA 6.
Inicialmente os membros do fórum GTAForums não acreditaram na história do hacker. Entretanto, o hacker 'teapotuberhacker' provou que a situação era real após vazar capturas de tela do código-fonte de Grand Theft Auto V e Grand Theft Auto 6, além de afirmar estar por trás do recente ataque ao Uber.
Jason Schreier, do site Bloomberg, chegou a confirmar que o vazamento era real após falar com fontes da Rockstar Games.
Houve a tentativa de postar vídeos no YouTube ou Twitter, mas a Rockstar Games entrou em ação e solicitou a remoção deles, além de emitir avisos de violação de DMCA (Digital Millennium Copyright Act ou Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital), uma lei dos EUA sobre direitos autorais.
Ao tentar acessar o link de um dos vídeos compartilhados, aparece a seguinte mensagem:
Este vídeo não está mais disponível devido a uma reivindicação de direitos autorais da Take 2 Interactive.
Mesmo com esse bloqueio do compartilhamento de vídeos, os esforços da Rockstar Games foram em vão, pois o hacker já havia começado a vazar vídeos roubados de GTA 6, além de partes do código fonte no Telegram.
O site bleepingcomputer relata que o hacker já vazou um arquivo de código-fonte de GTA 6 com 9.500 linhas. Ao que parece, este código está relacionado a execução de vários scripts de ações no jogo.
Rockstar Games confirma violação
Nesta manhã de segunda-feira (19), a Rockstar Games confirmou que sofreu uma invasão e que hackers baixaram dados dos sistemas da empresa.
Recentemente, sofremos uma invasão de rede na qual um terceiro não autorizado acessou e baixou ilegalmente informações confidenciais de nossos sistemas, incluindo imagens de desenvolvimento inicial para o próximo Grand Theft Auto. No momento, não prevemos nenhuma interrupção em nossos serviços de jogos ao vivo nem qualquer efeito de longo prazo no desenvolvimento de nossos projetos em andamento.
Estamos extremamente desapontados por ter todos os detalhes do nosso próximo jogo compartilhado com todos vocês dessa maneira. Nosso trabalho no próximo jogo Grand Theft Auto continuará conforme planejado e continuamos comprometidos como sempre em oferecer uma experiência para vocês, nossos jogadores, que realmente exceda suas expectativas. Atualizaremos todos novamente em breve e, é claro, apresentaremos adequadamente este próximo jogo quando estiver pronto. Queremos agradecer a todos por seu apoio contínuo nessa situação.
- Rockstar Games.