O volante Logitech G Pro é o primeiro da empresa a utilizar um sistema de acionamento direto (tração direta), como a Fanatec com o CSL DD. A informação sobre o lançamento do periférico foi relatada pelo site jalopnik, onde é dito que as especificações do novo volante G Pro são bem competitivas e prometem diversas melhorias comparado a modelos lançados anteriormente pela marca.
O Logitech G Pro conta com uma solução de acionamento direto capaz de proporcionar 11 Nm (newton metro) de força [1]. Para se ter uma ideia, esse nível é consideravelmente maior que o proporcionado pelo CSL DD da Fanatec, capaz de entregar 5 Nm e 8 Nm.
[1] Newton metro: torque provocado por uma força de um newton exercida a uma distância de um metro do ponto de rotação.
Logitech G Pro é o primeiro volante de tração direta da empresa
A base do G Pro possui luzes de tacômetro e uma pequena tela OLED, enquanto os paddle shifters (abas de troca de marcha ou câmbio borboleta) são magnéticos e utilizam sensores de efeito hall. Além disso, foi implementado pela Logitech um novo conjunto de pedais no volante, que possuem uma célula de carga no freio. Lando Norris, piloto de F1 da McLaren, diz:
O volante de corrida PRO da Logitech torna a experiência de corrida de simulador incrivelmente realista. Sou capaz de sentir as condições da pista e como o carro muda durante a corrida, o que muda o jogo. Ao usar este volante em casa, sinto que estou na pista.
O Logitech G Pro é compatível com PC (Windows 10 e 11), Xbox Series X/S, PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4).
Lançamento e disponibilidade
O volante de corrida Logitech G Pro e os Pedais de corrida Logitech Pro estarão disponíveis em setembro de 2022 por US$ 999 (volante) e US$ 349 (pedais), respectivamente. Não se sabe exatamente quando eles serão vendidos no Brasil.