O PS5 ganhou novos modelos mais leves em agosto de 2022, o CFI-1202A (versão com leitor) e o CFI-1202B (versão "digital edition"). Nesse meio tempo, já tivemos um comparativo entre os diferentes PlayStation 5 já lançados pela Sony mostrando os consoles desmontados. Austin Evans mostrou que houve uma redução no tamanho do dissipador de calor, que consequentemente fez o PS5 ficar mais leve.
Embora inicialmente se pense que a mudança na nova versão do PS5 ocorreu somente no sistema de refrigeração, descobriu-se que o consumo de energia está menor, mas ainda entregando um desempenho semelhante. Para isso ser possível, houve uma mudança no processador do PlayStation 5. Confira abaixo o que mudou.
PlayStation 5 ganha um novo processador da AMD de 6 nm, o "Oberon Plus"
De acordo com o site angstronomics, houve uma atualização no modelo CFI-12XX do PS5, onde não só o dissipador de calor diminuiu de tamanho, mas também houve a implementação de um novo processador custom da AMD com litografia de 6 nanômetros chamado Oberon Plus. A fabricante do chip, TSMC, grande que o novo SoC (System On Chip) de 6 nm é compatível com o design do processador utilizado anteriormente.
No novo processador do PlayStation 5 tivemos um aumento de 18.8% na densidade de transistors lógicos, além da redução do consumo energético comparado ao SoC utilizado anteriormente no console. Com isso, foi possível reduzir o tamanho do dissipador de calor, já que a geração de calor ficou menor com a nova litografia.
O Oberon Plus é totalmente compatível com o hardware e software utilizado pelos modelos anteriores do PS5 e é por isso que não foi necessário realizar outras alterações na configuração do console. Estima-se que com isso, a Sony economize cerca de 12% por PlayStation 5 fabricado. Assim, a empresa pretende recuperar os custos de desenvolvimento.