A Striking Distance Studios anunciou que The Callisto Protocol não será lançado no Japão, ficando de fora do país devido a uma tentativa de censura. Segundo uma publicação no perfil oficial do jogo no Twitter, o órgão de classificação indicativa do país não aprovou o nível de violência do título, e assim a equipe de desenvolvimento foi orientada a modificar o jogo para ajustá-lo.
Ao recusar a censura, a Striking Distance Studios optou por não obter qualquer classificação indicativa, o que significa que o título não será mais lançado no Japão. Vale lembrar que, apesar de ser um país onde o survival horror tem muita força, o Japão normalmente tem uma postura rígida com conteúdos violentos em jogos. Até mesmo a franquia Resident Evil, que faz extremamente sucesso no Japão, apresenta títulos com versões diferentes no país, como é o caso de Resident Evil 4 que teve cenas cortadas, o que não aconteceu na versão do jogo para o ocidente.
The Callisto Protocol fora do Japão
No Twitter, a equipe de desenvolvimento de The Callisto Protocol explicou toda a situação, contando sobre a tentativa de censura e revelando a opção de não lançar o jogo no Japão. Confira o comunicado oficial abaixo.
"A versão japonesa de The Callisto Protocol foi descontinuada. Não foi possível passar pela classificação CERO e a alteração do conteúdo do jogo não reflitirá a experiência que os jogadores esperam. Com isso, decidimos que não poderemos te proporcionar essa experiência. Esperamos que todos no Japão entendam. Se você já tiver pré-encomendado o jogo, nós o reembolsaremos."
Os desenvolvedores afirmaram que os jogadores que já fizeram a reserva do jogo serão reembolsados, com o reembolso valendo tanto para versão física quanto para a digital do survival horror.
The Callisto Protocol será lançado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC no dia 2 de dezembro de 2022.