A partir de 2023, a Microsoft apresentará um novo preço para os seus jogos no mercado internacional, seguindo um caminho que já foi trilhado pela sua maior rival, a Sony. De acordo com o site americano IGN, um porta-voz da Microsoft revelou que no próximo ano os games lançados para Xbox Series X/S terão o valor de US$ nos Estados Unidos.
Segundo o porta-voz, o aumento dos preços não chega apenas para acompanhar o que vem acontecendo com diferentes empresas do mercado, mas também devido à complexidade que é encontrada ao desenvolver novos games. Os grandes triple A exigem mais recursos, e o avanço da qualidade gráfica e técnica acabam necessitando de mais tempo e maior investimento.
Games que chegarão ao mercado custando US$ 70
O novo valor dos jogos da Microsoft valerá também para títulos de outras empresas que foram adquiridas pela gigante verde. Jogos da Bethesda, por exemplo, também acompanharão o novo padrão de preço do mercado. Com a Microsoft possuindo alguns exclusivos já anunciados, os jogadores agora sabem que games como Starfield, Forza Motorsport e outros já chegarão por um valor mais alto nos Estados Unidos. No Brasil, o novo preço dos lançamentos da empresa ainda não foi revelado.
De acordo com a Microsoft, a mudança não terá nenhum efeito no Xbox Game Pass, e seus títulos exclusivos continuarão chegando no serviço diretamente no dia de lançamento da maneira que os jogadores já estão acostumados.
Situação da Activision Blizzard
Após adquirir outras empresas para fortalecer seu catálogo, a Microsoft tenta agora finalizar a aquisição da Activision Blizzard, com a intenção de se tornar a dona de grandes franquias como Diablo e Call of Duty. No entanto, a Sony segue se mostrando totalmente contrária à aquisição, utilizando todos os recursos que pode na tentativa de impedir a compra, enquanto alega temer o monopólio.
Caso a compra seja finalizada, títulos da Activision Blizzard, incluindo games das franquias famosas já citadas, também chegarão ao mercado apresentando o novo preço escolhido pela Microsoft a partir de 2023.