O motor gráfico utilizado em GTA 6 é desenvolvido pela própria Rockstar Games e chama-se RAGE (Rockstar Advanced Game Engine). Recentemente, o canal "SanInPlay" no YouTube relatou que Aleix Venturas, editor-chefe do site RockstarMag revelou novas informações sobre o RAGE 9, a última versão da engine (motor gráfico) da Rockstar Games, utilizado em Grand Theft Auto VI. De acordo com Aleix, a Unreal Engine 5 da Epic Games pode perder em qualidade gráfica para o RAGE 9 da Rockstar Games.
Embora a Unreal Engine 5 tenha impressionado muitos jogadores pela qualidade obtida em diversos jogos, Aleix Venturas afirma que a RAGE 9, provavelmente, irá obter um resultado ainda melhor do que a versão mais recente do motor gráfico da Epic Games. Entenda o porquê ele acha isso e como surgiu esse comentário a respeito de motores gráficos no Twitter.
Motor gráfico de GTA 6, RAGE 9, melhor que o Ureal Engine 5
Aleix Venturas, editor-chefe do site RockstarMag, é bastante popular na comunidade de fãs de Grand Theft Auto. Recentemente, ele revelou novas informações a respeito de GTA 6, onde ele comenta a respeito da RAGE 9, a nova versão do motor gráfico desenvolvido pela Rockstar Games, estúdio responsável pela franquia do jogo. Em resposta a uma publicação do usuário "GTA 6 News" (@GTAVInewz) no Twitter, na qual foi levantada uma teoria de que a Rockstar Games teria atrasado o lançamento de GTA VI devido ao lançamento da Unreal Engine 5 com o intuito de melhorar os gráficos do jogo, Aleix Venturas (@AleixVenturas) disse:
Esta teoria é infundada.
1 - O Unreal Engine 5 não é concorrente do RAGE 9. Eles não possuem as mesmas ferramentas e orçamento.
2 - O fato de GTA 6 ainda não ter sido revelado se deve a 2 reboots. Os 2 cenários anteriores de GTA 6 não foram validados pela Take-Two.
Cette théorie n'est pas fondée.
— Aleix Venturas (@AleixVenturas) March 26, 2023
1 - Unreal Engine 5 n'est pas un concurrent de RAGE 9. Ils n'ont pas les mêmes outils et budget.
2 - Le fait que GTA 6 n'est pas encore été dévoilé est dû à 2 reboots. Les 2 précédents scénarios de GTA 6 n'ont pas été validé par Take-Two. https://t.co/pu0u3Scqds
Segundo o canal SanInPlay no YouTube, há pistas que confirmam que realmente houve um reboot (reinício de desenvolvimento) no GTA6. Diversos fatores influenciaram para ocorrer estes atrasos, inclusive a saída em 2020 do Dan Houser, co-fundador da Rockstar Games, produtor e escritor de jogos de video game. Aleix também chegou a dizer nos comentários do mesmo tweet acima, em responsa ao usuário "Cartographe du NOrd" (@SchwarzioDoge), o seguinte:
Estes são 2 motores diametralmente diferentes em seus designs.
O RAGE 9 utiliza ferramentas internas com formatos de arquivo proprietários, incorporando tecnologias muito caras e complexas de implementar.
O UE5 não poderá competir com o RAGE 9.
Il s'agit de 2 moteurs diamétralement différents dans leurs conceptions.
— Aleix Venturas (@AleixVenturas) March 26, 2023
RAGE 9 utilise des outils internes avec des formats de fichiers propriétaires, embarquant des technologies très couteuses et complexes à implanter.
UE5 ne pourra pas rivaliser avec RAGE 9.
O RAGE (Rockstar Advanced Game Engine) recebe muitos investimentos do estúdio, pois ele é utilizado em diversos títulos da desenvolvedora. Mas o grande diferencial dele em relação ao Unreal Engine da Epic Games é que o motor gráfico da Rockstar é desenvolvido já pensando na otimização para os jogos do próprio estúdio, enquanto no caso da Unreal, o trabalho é feito pensando para a utilização em diferentes estúdios no mundo, com cenários diferentes, problemas distintos e por aí vai. No Rockstar Advanced Game Engine há ferramentas especificas, efeitos específicos, voltados somente para as franquias da Rockstar Games, então pense que isso resulta na melhor otimização possível, permitindo que haja um bom desempenho, por exemplo, em consoles, onde não há um poder gráfico tão grande quanto nos computadores, mas existe um desenvolvimento pensando nestas plataformas.