A indústria dos games possui diversas empresas colossais, com uma eterna disputa que nunca parece apresentar um vencedor definitivo. Com tantos altos e baixos, é comum vermos a queda e a ascenção de muitos nomes, assim como presenciamos muitos arcos de redenção. Nesta disputa entre grandes concorrentes, os jogadores são os maiores beneficiados, mas algumas equipes estão se destacando com grandes trabalhos.
Arkane Studios
Fazendo parte do grupo de subsidiárias da Bethesda, que agora pertencente à Xbox Game Studios, a Arkane Studios realmente não brinca em serviço e tem se tornado uma desenvolvedora cada vez mais sólida na indústria. Se preparando para lançar Redfall, seu grande jogo de 2023, a empresa tem colecionado acertos, lançando títulos bem recebidos pelos críticos e por jogadores. Especialista no gênero Immersive Sim, a Arkane Studios não erra.
Conhecida pelo ótimo trabalho feito em Dishonored 1 e Dishonored 2, jogos que agradaram grande parte dos jogadores, a Arkane também tem Prey em seu histórico. Além disso, seu lançamento mais recente é Deathloop, título de ação extremamente aclamado e elogiado, que entrega uma estrutura muito competente e uma excelente jogabilidade fluida. No Oficina da Net, fizemos uma análise completa do título. Confira neste link o que achamos do jogo.
FromSoftware
Liderada pelo lendário Hidetaka Miyazaki, a FromSoftware é uma das gigantes da indústria atualmente, acumulando trabalhos extremamente competentes e reinando no gênero souslike. Com Demon's Souls, Miyazaki apresentou ao mundo o que viria a se tornar um dos maiores gêneros da atualidade, com uma enorme legião de fãs, e agora o criador segue fazendo história no comando da FromSoftware.
Em seu histórico, o estúdio tem uma grande lista de acertos, com muitos títulos extremamente bem recebidos tanto pelos jogadores quanto pelos críticos, sempre entregando jornadas desafiadoras e impiedosas. Dark Souls, Bloodborne, Sekiro: Shadows Die Twice - este eleito o melhor jogo de 2019 -, são alguns dos exemplos de grandes sucessos da marca.
Para completar, provando que está no auge, em 2022 a FromSoftware lançou Elden Ring, que fez história ao tornar-se o jogo mais premiado da história e conquistou inclusive o título de jogo do ano no The Game Awards. Não faltam conquistas para a FromSoftware, não é?
Capcom
A Capcom está em uma onda muito forte de remakes, relançando grandes clássicos em versões reimaginadas, o que não tira de maneira alguma o crédito da empresa. Entre um tropeço ou outro, como Resident Evil 3 Remake, a Capcom tem desenvolvido e publicado muitos jogos competentes em sua proposta.
Apesar de também atuar em outros gêneros, a empresa se destaca mesmo no terror, mais especificamente no survival horror, com a franquia Resident Evil. Em 2019, os fãs receberam o excelente remake de Resident Evil 2, que inclusive apareceu entre os concorrentes ao prêmio de melhor jogo do ano. Já em 2023, a Capcom voltou a acertar com o excelente remake de Resident Evil 4. Neste link, você pode conferir nossa análise completa sobre a jornada de Leon.
Além dos remakes, a empresa também tem levado Resident Evil por caminhos muito interessantes, enquanto experimenta novas possibilidades e entrega o horror de outras maneiras, com o lançamento dos ótimos Resident Evil 4 e Resident Evil Village.
Santa Monica Studios
Subsidiária da Sony, a Santa Monica Studios apresenta um nível técnico muito alto, sendo o estúdio mais competente da "família PlayStation" na atualidade. É verdade que a dev tem foco total na franquia God of War, porém, o resultado entregue nos dois últimos jogos é o suficiente para colocar o estúdio entre os grandes destaques da atualidade.
Com Cory Barlog comandando o projeto, God of War (2018) chegou para modificar a saga por completo, entregando uma nova proposta para a franquia. Abraçando elementos de RPG, passando por uma reformulação total do combate e entregando um Kratos amadurecido e mais controlado, o título conquistou o prêmio de melhor jogo de 2018.
Em 2022, a Santa Monica lançou God of War: Ragnarok, a tão aguardada sequência da jornada de Kratos e Atreus, novamente exibindo um nível técnico muito alto. Com o título, a desenvolvedora novamente acumulou ótimas notas, indicações e prêmios.
Insomniac Games
Também pertencendo à Sony, a Insomniac Games é um estúdio que mostra muita competência em tudo o que entrega nos últimos anos. Em 2016, a equipe entregou o ótimo e extremamente divertido "Ratchet & Clank", provando que sabia explorar o potencial do PlayStation 4 com certa facilidade.
Em 2018, o estúdio ofereceu aos jogadores um projeto completamente diferente, assumindo a responsabilidade de comandar o jogo de um personagem extremamente icônico. Marvel's Spider-Man chegou ao mercado com aclamação da crítica e foi muito bem recebido pelos jogadores.
Com Ratchet & Clank: Rift Apart, em 2021, a Insomniac Games voltou a mostrar que sabe exatamente como utilizar os consoles da Sony, com seu título servindo para mostrar todo o potencial que o PS5 pode alcançar. A empresa ainda lançou Marvel's Spider-Man Miles Morales, jogo de menor escopo que preparou terreno para o Marvel's Spider-Man 2, que será lançado no final de 2023.