Por trás dos gráficos ultrarrealistas, simulações de física e interações com NPCs (pesonagens não jogáveis) e outros elementos dos jogos há um motor (engine). Chamado de "game engine" em inglês, ou simplesmente "engine", o motor de jogo é formado por um software e/ou por um conjunto de bibliotecas criado para simplificar o desenvolvimento de jogos eletrônicos executados em consoles (videogames) e PCs (computadores).
O que é um motor de jogo?
Para criar um jogo, é necessário ter ferramentas para fazer o trabalho e para isso. Para obtê-las, os desenvolvedores utilizam de motor de jogo (game engine ou engine) para projetar e gerar os mundos virtuais. Uma engine é um software criado para facilitar o processo do desenvolvimento de um jogo, que basicamente faz o "trabalho pesado" de criação de um jogo de forma automatizada, agilizando consideravelmente o desenvolvimento.
Um motor de jogo basicamente lida com gráficos, física, som, inteligência artificial, utilização de periféricos para controlar o game, entre outras coisas. Há muitos anos atrás, o desenvolvimento de jogos era escrito em códigos de máquina (machine codes), que consiste em instruções de linguagem de máquina, utilizadas para controlar a CPU (central processing unit) e executar tarefas especificas. Dependendo da arquitetura do processador (exemplo: X86, ARM), é utilizado um conjunto de instruções (ISA ou instruction set architecture) específico.
Componentes do motor de jogo
O motor de jogo (game engine ou engine) não é uma coisa unificada. Há diversos componentes que funcionam de forma conjunta para entregar a experiência que jogador tem ao jogar determinado jogo. Existem diversos componentes que compõem uma engine, mas há alguns que são cruciais atualmente para se desenvolver jogos, como você irá perceber na lista abaixo.
- Motor gráfico (Graphic Engine): é utilizado para renderizar o visual do jogo, utilizando gráficos 2D ou 3D, texturas e animações.
- Motor físico (Physic Engine): responsável por simular dentro de um jogo a física do mundo real, implementando efeitos de gravidade, colisões, entre outras características que envolvem as leis da física.
- Motor de áudio (Audio Engine): controla a reprodução de sons dentro do jogo, incluindo efeitos especiais, músicas e dublagem de personagens.
- Inteligência artificial (IA): gerencia as interações com NPCs (personagens não jogáveis) e outros elementos do mundo do jogo. É responsável pelas instruções de comportamento, ditando quais são as reações que irão ocorrer de acordo com a decisão tomada pelo jogador.
- Gerenciamento de entrada: utilizado para administrar os periféricos utilizados pelo jogador para controlar o jogo, incluindo o controle do console (videogame), teclado, mouse, entre outros acessórios. Trata-se do conjunto de instruções para traduzir o pressionar de uma tecla em uma ação no jogo.
Motores de jogos populares
Há diversos motores de jogos (game engines ou engines) desenvolvidos pelos estúdios, onde alguns acabaram se destacando mais que outros no mercado. Confira abaixo alguns dos motores de jogos mais populares que temos atualmente.
Atenção: Se estiver acessando pelo celular, deslize a tabela para o lado para visualizar todas as informações.
Motor de jogo (game engine) | Estúdio/pessoa responsável | Jogos desenvolvidos |
4A Engine | 4A Games | Metro 2033, Metro: Last Night, Metro Exodus |
Adventure Game Interpreter (AGI) | Sierra On-Line | King's Quest |
Adventura Game Studio (AGS) | Chris Jones | Chzo Mythos, Blackwell |
Aleph One | Bungie | Aleph One (Marathon remake) |
Amazon Lumberyard | Amazon | New World |
Anvil | Ubisoft | Assassin's Creed |
Aurora toolset | BioWare | Neverwinter Nights |
BRender | Argonaut Software | Carmageddon, FX Fighter, I-War (Independence War) |
Build engine | Ken Silverman | Duke Nukem 3D, Shadow Warrior, Blood, Redneck Rampage |
Clickteam Fusion | Clickteam | Five Nights at Freddy's, Baba Is You |
Construct | Scirra Ltd | Hypnospace Outlaw |
Creation Engine | Bethesda | The Elder Scrolls V: Skyrim, Fallout 4, Fallout 76 |
CryEngine | Crytek | Crysis, Far Cry |
Crystal Tools | Square Enix | Final Fantasy XIII, Dragon Quest X |
Crystal Space | Jorrit Tyberghein | Keepsake, Yo Frankie! |
Cube Engine | Wouter van Oortmerssen | AssaultCube, Cube |
Cube 2 Engine | Wouter van Oortmerssen | Cube 2: Sauerbraten |
Dark Engine | Looking Glass Studios | Thief: The Dark Project, System Shock 2, Thief II: The Metal Age |
Decima | Guerrilla Games | Death Stranding, Horizon Zero Dawn, Killzone: Shadow Fall, Until Dawn, Until Dawn: Rush of Blood |
Dunia Engine | Ubisoft | Assassin's Creed, Far Cry, For Honor, Just Dance, Prince of Persia, Rabbids, Rayman, Tom Clancy's, Watch Dogs |
Electron toolset | Obsidian Entertainment | Neverwinter Nights 2 |
ego | Codemasters | F1, Dirt, Grid, Colin McRae |
Enforce | Bohemia Interactive a.s. | Shade: Wrath of Angels, Alpha Prime, Carrier Command: Gaea Mission, Take On Mars |
Enigma Engine | Nival | Blitzkrieg, Blitzkrieg 2 |
ForgeLight | Daybreak Game Company | Free Realms, PlanetSide 2, Landmark, EverQuest Next, H1Z1: Just Survive, H1Z1: King of the Kill |
Fox Engine | Kojima Productions | Metal Gear Solid V, Pro Evolution Soccer (PES) |
FreeSpace 2 Source Code Project | Volition | FreeSpace 2, Babylon 5, Battlestar Galactica |
Frostbite | DICE | Battlefield, Command & Conquer, Dead Space, FIFA, Madden NFL, Medal of Honor, Need for Speed, Star Wars Battlefront |
Gamebryo | Gamebase | Catherine, Civilization IV, Fallout 3 |
GameMaker Studio | Mark Overmars | AM2R, Hotline Miami, Hyper Light Drifter, Minit, Nuclear Throne, Undertale, VA-11 Hall-A, Wandersong |
Genie Engine | Ensemble Studios | Age of Empires, Star Wars Battlegrounds |
Godot | Juan Linietsky e Ariel Manzur | Cruelty Squad, Hardcoded, Kingdoms of the Dump, Commander Keen in Keen Dreams |
GoldSrc | Valve | Half-Life, Team Fortress Classic, Counter-Strike, Ricochet, Day of Defeat |
HeroEngine | Simutronics Corporation | Star Wars: The Old Republic |
HPL Engine | Frictional | Penumbra: Overture, Penumbra: Black Plague, Penumbra: Requiem, Amnesia: The Dark Descent, Amnesia: A Machine for Pigs, Soma |
id Tech | id Software | Wolfenstein, Doom, Quake |
iMUSE | Michael Land e Peter McConnell | Monkey Island 2: LeChuck's Revenge, jogos da LucasArts |
Infinity Engine | BioWare | Baldur's Gate, Planescape: Torment, Icewind Dale, Baldur's Gate II: Shadows of Amn, Icewind Dale II |
Iron Engine | Ironclad Games | Sins of a Solar Empire, Sins of a Dark Age |
IW engine | Infinity Ward | Call of Duty |
Jade | Ubisoft | Beyond Good & Evil |
Jedi | Ray Gresko | Star Wars: Dark Forces, Outlaws |
Kinetica | Santa Monica Studio | God of War |
Luminous Engine | Square Enix | Final Fantasy XV |
Marmalade | Marmalade Technologies Limited | Angry Birds POP!Cut the Rope, Call of Duty: World at War: Zombies, Doodle Jump, Draw Something, Godus, Lara Croft and the Guardian of Light, Metal Gear Solid Mobile |
MT Framework | Capcom | Resident Evil, Sengoku Basara, Super Street Fighter, Monter Hunter |
Nebula Engine | Radon Labs | Drakensang: The Dark Eye, Drakensang: The River of Time |
Northlight | Remedy Entertainment | Control, CrossfireX, Quantum Break |
NScripter | Naoki Takahashi | HaniHani, Tsukihime |
Odyssey Engine | BioWare | Star Wars: Knights of the Old Republic, Star Wars: Knights of the Old Republic II: The Sith Lords |
PhyreEngine | Sony Interactive Entertainment | Final Fantasy X, Disgaea 4, The Legend of Heroes |
REDengine | CD Projekt Red | he Witcher 2: Assassins of Kings, The Witcher 3: Wild Hunt, Cyberpunk 2077 |
RenderWare | Criterion Software Limited | Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City, Grand Theft Auto: San Andreas |
Rockstar Advanced Game Engine (RAGE) | Rockstar Games | Grand Theft Auto IV, Red Dead Redemption, Max Payne 3, Grand Theft Auto V |
SAGE | Westwood Studios e Electronic Arts | Command & Conquer |
Snowdrop | Massive Entertainment e Ubisoft | Tom Clancy's The Division, South Park: The Fractured but Whole, Mario + Rabbids Kingdom Battle |
Source | Valve | Half-Life 2, Counter-Strike: Source, Left 4 Dead, Portal, Team Fortress 2 |
Source 2 | Valve | Dota 2 (port), The Lab (limited), Artifact, Dota Underlords, Half-Life: Alyx |
UbiArt Framework | Ubisoft | Rayman Origins, Rayman Legends, Child of Light, Valiant Hearts: The Great War |
Unity | Unity Technologies | Pokémon Go, Monument Valley, Call of Duty: Mobile, Beat Saber, Cuphead, Genshin Impact |
Unreal Engine | Epic Games | Fortnite, Gears of War, Valorant |
Vicarious Visions Alchemy | Vicarious Visions | Skylanders, Crash Bandicoot |
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