Com um marketing pesado e muita divulgação, Diablo IV chega como um dos principais lançamentos do ano. Seja pelo apelo da franquia ou pelo esforço da Blizzard para mostrar seu jogo ao mundo, o Action RPG será lançado com os holofotes voltados para si. Após as polêmicas de Immortal e as críticas da comunidade sobre as escolhas de Diablo III, o novo jogo surge como o retorno absoluto de um gigante.
Diablo IV deixa no passado as falhas cometidas por seu antecessor. Os tropeços do título anterior resultaram em um ressurgimento mais forte e maduro, muitos anos depois. Se há quem diga que Diablo III perdeu parte da essência de um action RPG, o novo jogo da Blizzard rechaça essa possibilidade e se firma como um dos principais nomes do gênero.
Livra-nos do mal
Sendo o grande nome e rosto da campanha de divulgação de Diablo IV, Lilith é a vilã do quarto título principal da franquia. E o jogo usa a personagem como seu grande pilar. É com Lilith que a trama se desenrola, é com Lilith que o jogo cativa, é com Lilith que a Blizzard oferece uma das vilãs mais marcantes da indústria.
Filha de Mefisto, a Criadora do Santuário retorna para o mundo que criou com a intenção de fortalecer seus filhos. Chamada de Mãe, Lilith espalha o caos de uma admiração insana e fanática, acumulando seguidores que não resistem aos seus poderes.
Neste cenário, assumimos o papel do Viajante. Um personagem que, devido a acontecimentos do começo do jogo, cria uma espécie de ligação com a vilã e se torna a esperança do Santuário. Com o desenrolar da trama, acompanhamos uma jornada que mostra diferentes tipos de fé e fanatismo. Embora haja a construção de um conflito entre o bem e o mal, o jogo sabe apresentar muitas nuances e deixar questionamentos bem interessantes sobre as intenções reais de cada personagem.
Lilith é marcante
Ao longo da jornada, Diablo IV usa Lilith como o grande nome de sua campanha. A vilã chega a parecer protagonista, pois todas as principais cenas do enredo tem seu envolvimento direto.
Com ótimo CGI, o jogo entrega cinemáticas repletas de beleza gráfica e com excelentes diálogos. Como resultado da ótima escrita, muito madura, Lilith é uma personagem bem construída. Seu desenvolvimento e a forma como suas ambições são expostas é natural, com a campanha possuindo uma narrativa competente.
Um mundo cativante
Se Lilith é uma vilã cativante, o mundo de Diablo IV também é. Enquanto a campanha principal é interessante e prende o jogador, a lore e as outras características deste mundo são um convite muito forte para a exploração. Realizar missões secundárias, ouvir o que NPC's tem a dizer, concluir eventos... as possibilidades são muitas e todas parecem recompensantes para o jogador.
A recompensa nem sempre precisa ser um item poderoso, já que a escrita e criação de mundo faz com que você se sinta recompensado simplesmente por descobrir mais sobre o Santuário e as pessoas que vivem ali. Com uma campanha longa, Diablo IV acaba se tornando uma jornada ainda mais completa com tudo o que tem para oferecer.
Simplicidade para se mover
Com um mundo tão interessante, é normal que o jogador tenha o desejo de explorar cada canto do mapa. Felizmente, Diablo IV consegue tornar a travessia muito interessante para o jogador. Explorar Santuário de um lado ao outro pode ser uma boa opção, já que em seu caminho sempre aparecerão muitos desafios e eventos especiais, com grande variedade de inimigos para derrotar.
No entanto, você pode se mover mais rapidamente utilizando uma montaria, uma das novidades do jogo. A possibilidade de andar a cavalo cai como uma luva, com o sistema de montaria sendo prático e bem introduzido. Após liberar as montarias, você sentirá que a mecânica tem impacto real no gameplay.
Além disso, para aqueles que preferem ainda mais agilidade, é possível liberar os Marcos de Senda, que servem como espécies de portais para cidades e outras regiões do jogo. Com isso, você consegue realizar viagens rápidas para os pontos já liberados.
Um verdadeiro action RPG
Se havia preocupação com a possibilidade de Diablo IV ser muito parecido com o seu antecessor, principalmente nas questões que mais desagradaram os jogadores, o que acontece é justamente o contrário. O novo jogo da Blizzard faz questão de ser um action RPG raiz, com tudo o que o gênero pode oferecer.
Com cinco classes que oferecem estilos de gameplay variados, você percebe que Diablo IV possui um apelo muito forte nas builds. Oferecendo uma ótima árvore de habilidades, o jogo te dá liberdade para escolher o conjunto que preferir, fazendo combinações que mostram resultado real no gameplay.
Trocar habilidades e testar coisas diferentes é interessante, pois fica evidente o quanto o jogo é variado neste quesito. Diablo IV exigirá que você se preocupe com isso, pois escolher bem o que pretende usar e montar suas builds com atenção é crucial para se dar bem na jornada. O mesmo vale para os diferentes equipamentos que você usa durante a aventura.
Ao mesmo tempo em que não parece um bicho de sete cabeças e consegue se auto-explicar de maneira natural, Diablo IV é um jogo para quem deseja se aprofundar de fato no gênero, mergulhando em builds e combinações.
Boss battles incríveis
Com um ótimo combate e excelente jogabilidade, Diablo IV dá ainda mais peso ao seu gameplay com uma quantidade absurda de batalhas contra chefes. Enquanto se sente motivado a avançar na campanha por causa da trama, o jogador também deseja avançar na jornada para descobrir qual será o próximo chefão.
Com um excelente balanceamento, Diablo IV oferece um ótimo desafio. Até mesmo a dificuldade I pode oferecer algo bem interessante, principalmente para jogadores novatos, embora dificuldade II seja mais indicada para quem deseja uma jornada mais dura.
Em cada boss battle o jogo da Blizzard parece se superar. Com inimigos variados tanto em visual quanto em habilidades, o action RPG entrega personagens com ótimos design, habilidades próprias bem elaboradas e movimentos variados. Cada boss battle é única, com suas próprias características e ameaças, com os movimentos e poderes dos inimigos sempre fazendo sentido. Com um show visual nestes momentos, Diablo IV oferece inúmeros confrontos memoráveis com a jogabilidade fluida e prazerosa das batalhas.
Veredito
Diablo IV é um primor técnico. Abandonando os erros do passado e focando no que interessa de verdade, o título é robusto, amplo e extremamente cativante. Impulsionado por sua excelente vilã, o jogo da Blizzard oferece uma trama bem escrita e um mundo absurdamente bem construído.
Com diversas batalhas memoráveis e muitos momentos marcantes de uma jornada imponente, Diablo IV é o melhor jogo de 2023... pelo menos até agora.
- Ótima trama
- Batalhas contra chefes
- Excelente ambientação e construção de mundo
- Lilith é marcante
- Ele acaba
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.