Street Fighter é uma das franquias mais importantes da história da indústria, embora sua história recente não pareça honrar os momentos gloriosos do passado. Com o seu segundo lançamento, a franquia conseguiu mudar o rumo de uma geração e popularizou os fighting games, tornando-se uma grande febre.
A nova aposta da Capcom não é apenas uma nova entrada da saga, é também uma tentativa de recuperar algo que foi perdido em algum ponto do caminho. Em uma era na qual Mortal Kombat parece reinar absoluto no gênero, Street Fighter 6 chega para mostrar que a franquia ainda tem seu valor e almeja chegar ao trono novamente.
Um jogo para todos
Talvez o principal acerto de Street Fighter 6 seja o fato do título ser um jogo para todos. Se você for um jogador veterando, muito provavelmente vai curtir o que temos aqui, assim como os novatos também gostarão de investir horas nas partidas divertidas do título.
E quando digo um jogo para todos, não me refiro apenas a franquia, mas sim ao gênero de maneira geral. Se você é novo em fighting games, Street Fighter 6 pode ser o título ideal para começar a se aventurar neste mundo, já que ele faz questão de criar um cenário receptivo para novatos.
Enquanto os jogadores veteranos da franquia podem mostrar todo seu conhecimento e se aprofundar em combos mais insanos e complicados, utilizando o controle clássico, o jogo oferece também o controle moderno, que é justamente para quem deseja ter um suporte. Com o controle moderno, fica muito mais fácil realizar combos e golpes, ainda que ele não seja totalmente automático.
O controle moderno está aqui para ajudar quem deseja aprender aos poucos ou não quer encarar um desafio muito complexo. Você ainda precisa ter atenção, precisa escolher os movimentos e precisa mostrar sua habilidade, mas de uma maneira natural e simples. Desta maneira, Street Fighter 6 impede que novos jogadores se assustem com a ideia de que dominar o jogo pode ser muito complicado e exigir muito tempo.
Barra de drive é um acerto
Com a mecânica Drive System sendo uma das novidades do jogo, temos aqui um grande acerto. Se a jogabilidade de Street Fighter 6 é fluida, divertida e totalmente reimaginada, isso só acontece por causa de um simples detalhe: Sua barrinha de drive.
Com a barra de drive, que aparece logo abaixo da sua vida, você pode utilizar movimentos e golpes que são capazes de mudar o rumo das lutas muito rapidamente, e este é o coração das batalhas do título. Com o Drive Impact, que consome a barra de drive, você pode realizar um movimento que serve tanto para atacar quanto para defender, servindo para dar dano, quebrar a guarda do inimigo ou te tirar de situações de sufoco.
Como este ataque é muito forte e evita qualquer golpe do adversário, ele pode ser uma excelente escolha tanto para tentar finalizar uma luta quanto para situações mais defensivas. Além disso, falando em defesa, o Drive Parry também surge como uma boa novidade. Com apenas um botão você consegue usar a barra de drive para bloquear todos ataques, menos agarrões, enquanto uma energia azul fica em volta de seu personagem.
O recurso pode se tornar ainda mais interessante caso você consiga utilizá-lo no momento certo, logo quando o oponente acerta o golpe, pois assim acontece o Perfect Parry, e você terá vantagem no próximo movimento da luta.
A barra de drive tem muitos recursos
Além dos recursos já citados, a barra de drive ainda oferece outras possibilidades, sendo elas o Overdrive, Drive Rush e Drive Reversal. Cada uma tem sua própria função e causa um impacto diferente nas partidas, o que faz com que o jogador precise saber o que usar e quando usar para aumentar suas chances de vitória.
É desta maneira que Street Fighter 6 consegue oferecer um sistema de luta reimaginado e muito interessante. Quando você entende o sistema por completo, ou pelo menos boa parte dele, as lutas passam a ser ainda mais interessantes e você sente que cada detalhe pode definir quem será o vencedor.
World Tour é decepcionante
Oferecendo uma campanha principal diferente do que vimos no antecessor, Street Fighter 6 entrega o World Tour como uma experiência completamente nova dentro da franquia de luta. Com uma espécie de mundo aberto, que pode ser chamado de open-bairro, o título permite que você crie seu próprio personagem e embarque em uma jornada pelo mundo das lutas de rua.
O grande problema é que por mais que a Capcom tenha tentado, o World Tour não é cativante de fato. O modo utiliza personagens conhecidos da franquia para dar mais peso na trama e possuir mais apelo, mas ainda assim nunca empolga de fato. O enredo é completamente esquecível e não conquista o jogador.
Além disso, com habilidades e roupas diferentes que mudam os atributos do seu personagem, os desenvolvedores também tentaram oferecer elementos que deixassem o modo mais robusto, mas ainda assim é tudo muito superficial. Outro problema é o fato do jogo exigir que o jogador realize atividades para upar seu personagem em certos momentos.
Com um mundo pouquíssimo interessante, grindar não é nada divertido. Em determinado ponto, você não aguenta mais enfrentar personagens aleatórios com caixas de papelão na cabeça... e acredite, você terá que enfrentar muitos.
Campanhas arcade curtas
Se você deseja embarcar em alguma campanha no jogo, a melhor opção são as campanhas arcade de cada personagem. Podendo ser jogadas em 5 ou 12 estágios, essas campanhas acabam sendo mais interessantes que o World Tour, apesar da extrema simplicidade que encontramos aqui.
Cada história conta com uma cena inicial, uma cena antes da última luta e uma cena final, apenas com artes e a dublagem. Se aprofundando pouco em cada personagem, as campanhas arcade são curtas e diretas, mas embaladas pelas ótimas lutas e boa gameplay acabam sendo uma boa opção.
No final das contas, fica a sensação de que o jogo deveria ter investido mais em uma campanha tradicional, deixando o World Tour de lado.
Veredito
Street Fighter 6 erra ao oferecer campanhas arcade tão curtas para entregar o World Tour. A jornada de mundo aberto é pouco interessante e totalmente esquecível.
Mas se erra na escolha de campanha, o jogo acerta no gameplay. No geral, a balança pesa mais para o lado positivo, pois o jogo acerta justamente naquilo que é mais importante. Muito divertido e dinâmico, Street Fighter 6 é um ótimo jogo de luta para novatos e veteranos.
- Drive System é uma ótima mecânica
- Ótimo sistema de luta
- Bom jogo para novatos e veteranos
- World Tour é decepcionante
- Campanhas arce são muito curtas
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.