Após um longo período em acesso antecipado, Baldur’s Gate 3 foi lançado em 3 de agosto. O RPG de turnos da Larian Studios tem batido recordes na Steam desde então. Na primeira semana, o jogo alcançou um pico de 800 mil jogadores simultâneos na Steam, competindo com CS:GO e Dota 2. Esse sucesso surpreendeu até os próprios desenvolvedores, que esperavam um máximo de 100 mil jogadores simultâneos.
10 análises da Steam que vão te convencer a comprar Baldurs's Gate 3
O sucesso do game também é refletido nas análises da Steam: o jogo atualmente possui 51 mil análises extremamente positivas recentes e 107 mil análises muito positivas - um dos lançamento mais bem aceitos pelos gamers na última década.
Scrollando por essas análises, selecionamos as melhores escritas pela comunidade brasileira, dê só uma olhada:
Algo que só os RPGs conseguem nos proporcionar é a liberdade total em solução de problemas: enquanto em alguns jogos como Red Dead Redemption 2 e GTA V você falha a missão se ao menos pisar no lugar errado, no Baldur's Gate, é você quem decide a forma como os objetiso serão enfrentados. O jogo lhe recompensa por ser criativo e experimentar caminhos diferentes.
Se você se deparar com uma situação no game e pensar "hmm, será que eu consigo fazer isso?" a resposta quase sempre será sim. Depois de tantos anos em Early Acess, os desenvolvedores sabem exatamente como funciona a mente dos jogadores, e programaram as aventuras de acordo.
Outro ponto importante é a criação de personagem. Apesar de não ser a mais completa que já vimos (nada de ficar moldando o nariz por 40 minutos), o jogo te dá sim opções para criar um personagem único, vital para a imersão num jogo RPG. Temos 11 raças diferentes, como Anão, Elfo, Gnomo, Tiefling, Drow, dentre outras. Dentro dessas raças, temos também uma série de sub-raças com poderes distintos, como Gnomo das Profundezas, Gnomo da Floresta e Gnomo das Rochas, por exemplo.
É um daqueles jogos que só termina quando enjoa: Os desenvolvedores programaram tanto conteúdo que fica difícil andar 10 passos sem encontrar uma nova aventura para embarcar. Isso pode parecer chato, mas o diferencial de Baldur's Gate é que esses não são conteúdos "filler" - missões para "preencher": Aqui temos missões únicas e extremamente detalhadas, que podem ser resolvidas em dezenas de formas diferentes.
É, você pode arremesar e utilizar vários objetos do cenário e até mesmo outros jogadores. Os combates são bem difíceis e você precisa ser criativo para ultrapassar todos os obstáculos impostos pelo game. Ao falhar em um combat frente-a-frente, vale a pena explorar o ambiente e descobrir maneiras alternativas de vencer.
Você é recompensado por usar a lábia e tentar dar um "jeitinho" em todas as situações, seja por carisma, inteligência, ameaças ou pura sorte. Na minha primeira jogatina rolei 20 e consegui convencer um Troll guarda que eu morava na mesma caverna que ele. Tudo é possível, basta ter habilidades e, principalmente, sorte nos dados.
Baldur's Gate 3 vai ter DLCs?
Numa entrevista ao site PC Gamer, o desenvolvedor líder do jogo, Swen Vincke, afirma que é muito díficil produzir conteúdos "end-game" para o jogo, já que os personagens do Dungeon's and Dragon's ficam poderosos demais após o level 12.
A empresa não descartou a possibilidade de criar expansões para o jogo, mas não é algo que está sendo planejado ainda. No momento, o Larian Studio afirma que estão focados em consertar bugs e finalizar a versão para PlayStation 5 e, possivelmente, Xbox Series X.
Os jogos anteriores da empresa, Divinity Original Sin e a sequência, não tiveram expansões. Parece que a estratégia da Larian é lançar jogos prontos e partir para o próximo, algo incomum no mercado de games atual.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.